Notícias Secretariados

Semana de Oração pelas Vocações PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Guião (Mensagem, catequeses, Terço, Vigília de Oração), apresentação para a Catequese para crianças.Pagela de Oração e Jornadas de Pastoral Vocacional (cartaz)

Calendário de atividades:

• 29 de Abril – Acólitos ao Encontro do Seminário (Região Pastoral SUL)
  • 29 de Abril – Dia com a Vida Consagrada
  • 5 de Maio – XIV Jornadas de Pastoral Vocacional – Clero (Seminário do Bom Pastor)
  • 6 de Maio – XIV Jornadas de Pastoral Vocacional – Consagrados e Leigos (Santuário Diocesano de Santa Rita e Colégio de Ermesinde)
  • 6 de Maio – Vigília Diocesana de Oração pelas Vocações – 21h00 (Santuário Diocesano de Santa Rita)
    • 27 de Maio – Apresentação ao Seminário – Seminário do Bom Pastor (14h30)

16º DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA - 11 de junho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

“Matrimónio, um caminho de alegria”

Como já é tradição, celebra-se na Festividade da Santíssima Trindade o DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA, no qual são homenageados os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial e que por isso receberão uma bênção personalizada do Senhor Bispo.

O programa é o seguinte:

14.00 h - Acolhimento aos jubilados

15.00 h - Acomodação dos participantes e preparação da Eucaristia

15.30 h - Concelebração Eucarística, presidida por D. António Francisco dos Santos

Esta celebração terá lugar em MATOSINHOS, no Centro de Desportos e Congressos, localizado na rua Nova do Estádio 244, 4460-381 SENHORA DA HORA (GPS 41.184755,-8.66695) e servido pelas estações do metro (linha A) "Pedro Hispano" e "Estádio do Mar".

Tendo em vista uma indispensável preparação dos jubilados, sugerimos às Comunidades que realizem 3 reuniões de reflexão e partilha sobre os temas propostos no site do Secretariado (http://pastoralfamiliarporto.pt) ou outros, preferencialmente partindo da “Amoris Laetitia”, e que proporcionem aos casais jubilados acesso ao Sacramento da Reconciliação.

As inscrições fazem-se através do preenchimento da ficha disponível em anexo e no site do Secretariado (pastoralfamiliarporto.pt) e devem ser enviadas aos Casais de Ligação às respetivas Vigararias por via eletrónica (e-mail), impreterivelmente até 27 de maio!

Festa Missionária - 30 de Abril PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Iniciado no CCC o Curso Pastoral da Fragilidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Mais de 100 pessoas, vindas de 16 das 22 vigararias da diocese do Porto, iniciaram no dia 14 de fevereiro, terça-feira, o Curso Pastoral da Fragilidade, promovido pelo Secretariado diocesano de Pastoral da Saúde e pelo Centro de Cultura Católica (CCC). Entre os participantes, na sua maioria leigos, contam-se também padres, diáconos e religiosas de três congregações.

A primeira sessão do curso contou com a presença de D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar que acompanha mais de perto os trabalhos do secretariado. Numa breve intervenção, saudou os participantes e sublinhou a importância de que se reveste esta iniciativa para a vida da diocese. D. António Augusto manifestou a alegria por ver que um tão grande número de cristãos aderiu a este curso, centrado na fragilidade humana como desafio pastoral. O bispo apresentou o bom samaritano como modelo para aqueles que se fazem próximos de quem sofre e sublinhou que, para esta tarefa, não basta fazer o bem, é preciso fazer bem o bem.

Mais

Jornada Diocesana do Dia Mundial do Doente - 11 de Fev. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Com Maria na fragilidade, saciar-se nas fontes da alegria

A celebração do Dia Mundial do Doente (dia 11 de Fevereiro), começará com um encontro de preparação para quem pretende receber o Sacramento da Santa Unção, orientado pelo Padre Pedro Cameira, sj. no dia 7 de Fevereiro, terça-feira, das 19 às 20, numa sala do Creu (Rua Oliveira Monteiro). Este encontro é aberto a todos os que nele queiram participar, independentemente de irem receber o sacramento ou não.

A celebração do Dia Mundial do Doente, será presidida pelo senhor D. António Augusto, na noite do sábado 11 de fevereiro, pelas 21.30h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, dos Padres Jesuitas, no Porto.

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde propõe como local esta igreja, no dia em que se assinala a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, para inserir a vigília de reflexão e oração sobre a fragilidade humana no espírito da comemoração das Aparições de Fátima.

Mais

Formação de animadores - Aprendiz(es) da Escuta PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SEXTA-FEIRA, 27-Jan

• 21h00 – Chegada e Acolhimento 21h30 - Dinâmica de Apresentação