Notícias Secretariados

I Encontro Diocesano de Acólitos: todos convocados PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No Porto, a 5 de outubro, terá lugar o I Encontro Diocesano de Acólitos: “Juntos no serviço, enviados em Missão!”. Pelas 11h00 acolhimento em 10 paróquias da cidade. Logo a seguir jogo de cidade rumo à Casa Diocesana de Vilar. Às 16h30 Eucaristia presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Inscrições até 5 de setembro em : http://bit.ly/EDAPorto18_inscricao

Jornadas Catequéticas vividas na alegria do encontro com Jesus Cristo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No passado sábado dia 7 de julho decorreram na Casa Diocesana de Vilar as Jornadas Catequéticas organizadas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC-Porto) no Porto. Uma ação de formação destinada a catequistas e outros educadores. Segundo a organização, estas Jornadas Catequéticas tiveram o objetivo de proporcionar “um espaço de reflexão/ formação” a partir da carta pastoral dos bispos portugueses ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, esteve presente no início dos trabalhos e nas palavras que dirigiu a todos os presentes declarou o seu agradecimento e a sua alegria por encontrar tantos catequistas e educadores, salientando que “representam a preocupação de levar ao conhecimento de todos a alegria que sentimos de conhecer Jesus Cristo”.

Juventude. 4ª Caminhada na Fé PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

A última Caminhada na Fé realizou-se no passado sábado até ao cimo da Serra de Valongo, junto à Capela de Santa Justa.

Foram 4 as Caminhadas propostas pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil às zonas pastorais, todas elas com(o) “O discípulo amado”.

Esta última, com cerca de 300 jovens a participar da zona Pastoral grande Porto, estendia -se por zonas de montanha, mas também pela cidade de Valongo. Antes do caminhar propriamente dito, celebrou-se uma Vigília de Oração na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Alfena.

A Vigília de Oração invocava o Espírito Santo e levava os jovens a uma reflexão interior de procura, muito baseada nas palavras de Jesus, pelo Evangelho de João. Remetia-nos para vida nova junto de Jesus, pelo exemplo de João Batista, pelas palavras dirigidas à Samaritana, junto ao poço. Da luz às trevas, da noite ao nascer do sol, da sede ao saciar eterno, foi neste sentido que os jovens foram caminhando cerca de 14 km.

Mais

Encontro Diocesano de formação missionária PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano das Missões da Diocese do Porto promoveu o primeiro encontro de formação missionária durante toda a manhã do dia 9 de Junho para os agentes da animação missionária na Diocese na casa do Vilar no Porto. Para esta sessão de formação foram convidados os membros do secretariado, os assessores e equipas vicariais das Missões, os grupos paroquiais missionários e os demais grupos ligados aos institutos missionários. Ao todo juntaram-se cerca de 100 pessoas em representação de quase todas as vigararias da diocese.

Depois da saudação inicial feita pelo P. Alípio Barbosa, director diocesano do secretariado das Missões, e sumária apresentação dos presentes, seguiu-se um breve tempo de oração.

Mais

XIV JORNADAS CATEQUÉTICAS - 07 de julho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

«Não há ação mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que repartir-lhe o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo no relacionamento com Deus» Papa Bento XVI

As JORNADAS proporcionam um espaço de reflexão/formação catequética nos termos do nº 238 do DGC, a partir da carta pastoral: Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo.

Realizando-se no dia 7 de julho das 9.0 às 18.30, as JORNADAS disponibilizam 6 ITINERÁRIOS FORMATIVOS (cursos) que se desenrolarão em simultâneo. Atendendo a que será uma formação intensiva, com uma carga horária de 7 horas, cada participante inscreve-se, apenas, num itinerário/curso.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (JORNADAS_SDEC.zip)XIV JORNADAS CATEQUÉTICAS - 07 de julho
 Ficha de inscrição e programa
Mais

3º Encontro Diocesano de Cuidadores - 17 junho 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde (SDPS) promove o 3º Encontro Diocesano de Cuidadores, que terá lugar no dia 17 de junho, domingo, a partir das 15h, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto.

Este Encontro dirige-se a todos aqueles que estão envolvidos na Pastoral da Saúde e na Pastoral Social, especialmente a todos os que estão próximos e cuidam de quem sofre.

Do programa consta uma reflexão/formação subordinada ao tema “Evangelizar a linguagem do sofrimento” orientada pelo Pe. José Nuno e termina com a Celebração Eucarística, com início às 17h30.

Todos estão convidados. A entrada é livre, não sendo necessário inscrição.

SDPS

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>