Faixa publicitária
Notícias Secretariados


Dia Mundial dos Pobres - 19 de novembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

A Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres, a celebrar no dia 19 de Novembro, XXXIII Domingo Comum, surge como apelo para a Igreja, nas suas comunidades e famílias, se abrir a “um verdadeiro encontro e a uma partilha que se torne estilo de vida, prova da sua autenticidade evangélica”.

O I Dia Mundial dos Pobres é o primeiro dos que em cada ano a Igreja celebrará e o seu objectivo é “que todas as comunidades se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e mais carenciados”.

Mais
 
Fátima: Jornadas Nacionais de Catequistas refletem sobre nova Carta pastoral para o setor PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

«Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 [#JNC2017] que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai receber de 3 a 5 de novembro de 2017.

A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado.

"Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas", afirmou, ao Educris, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF):

Mais
 
SEMANA DOS SEMINÁRIOS "17 - 12 a 19 de novembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

MENSAGEM

A Semana dos Seminários é ocasião privilegiada para que os cristãos tomem consciência da importância do seminário como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja. Consciência que resulta da reflexão sobre as implicações da formação inicial, feita nos seminários, na missão da Igreja e no futuro da fé; consciência que se desdobra em oração ao Senhor da vinha para que chame trabalhadores para a sua vinha; consciência que se abre ainda à partilha e ajuda material aos seminários.

O lema desta semana é a frase pronunciada por Maria no episódio das Bodas de Caná: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo.2,5). Após a interpelação dirigida a Jesus - «Não têm vinho!», Maria volta-se para os serventes para que estes, seguindo a palavra de Jesus, tudo façam para que a sua Hora chegue. O apelo da Mãe do céu dirige-se agora a todos e a cada um: aos batizados, chamados a servir o Senhor; a todos os que estão em formação nos seminários; àqueles que o servem nos vários ministérios e formas de vida consagrada.

Mais
 
Secretariado das Missões prepara Vigília celebrativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

 

 

O Secretariado Diocesano das Missões prepara para o dia 30 de outubro, na catedral, às 21h30, um encontro celebrativo com o tema “A Missão no coração da Fé cristã”, recordando o tema do Plano Diocesano de Pastoral “Com Maria, Missionários da Misericórdia”, inspirado também nas palavras do Bispo D. António Francisco: “Igreja do Porto, vive esta hora com paixão evangelizadora que é a nossa missão”.

 
Casais Novos “à prova de fogo” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na tarde de domingo dia 24 de setembro teve lugar na Casa Diocesana de Vilar a 4ªedição do Encontro de Casais Novos da diocese do Porto. Uma iniciativa que reúne casais que contraíram matrimónio nos últimos 5 anos.

Tendo como tema a expressão “À prova de fogo”, inspirada no filme com o mesmo nome do qual foi apresentado um pequeno excerto, este encontro contou com mais de 60 casais e foi presidido por D. Pio Alves, bispo-auxiliar do Porto e pelo diretor do secretariado diocesano da pastoral familiar Ângelo Soares. Esteve também presente o assistente espiritual do secretariado padre Emanuel Brandão de Sousa. Este encontro foi marcado pelos testemunhos apresentados.

Mais
 
Pastoral Familiar reuniu-se em Conselho Diocesano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na manhã de sábado dia 23 de setembro teve lugar na Casa de Vilar o Conselho Diocesano da Pastoral Familiar. Um momento de balanço e de início oficial das atividades após as férias, que reuniu mais de 80 pessoas representantes das equipas vicariais e paroquiais. Esta magna reunião das estruturas da pastoral familiar da diocese foi presidida por D. Pio Alves, bispo-auxiliar do Porto, pelo diretor do secretariado Ângelo Soares e pelo assistente espiritual padre Emanuel Brandão de Sousa.

Durante a oração inicial, D. Pio Alves propôs uma reflexão partindo da leitura da Primeira Epistola do Apóstolo São Paulo aos Coríntios. Recordando cada uma das palavras do texto sagrado, D. Pio Alves sublinhou a importância de “saber falar” e “saber calar” em família. Ou seja, o valor de saber ouvir e de saber transmitir aquilo que se pensa em sereno diálogo. Estimulando os presentes a não desanimarem perante as dificuldades, o bispo-auxiliar do Porto alertou os presentes para a importância de saberem conciliar os compromissos eclesiais com a vida familiar. Neste Conselho Diocesano destaque especial para os testemunhos de balanço divididos pelos âmbitos paroquial, vicarial e de um movimento eclesial.

Mais
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 9 de 13
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Word - V4
2018-10-10 14:32:33
PDF - V4
2018-10-10 14:30:44
Recursos Gráficos
2018-07-13 15:07:10
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.