Faixa publicitária
Notícias Secretariados


FORMAÇÃO DE ACÓLITOS: QUARESMA E PÁSCOA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Serviço Diocesano de Acólitos (SDA) depois de ter realizado, com a presença de mais de 500 acólitos, uma primeira formação no passado dia 5 de Outubro, sobre o Advento e Natal, para as Regiões Pastorais do Grande Porto e Nascente, vai agora levar a cabo uma nova ação de formação.

Esta formação será sobre a QUARESMA E PÁSCOA e ocorrerá no sábado, 18 de Fevereiro, das 10 às 12h30 e destinando-se a todos os acólitos das Regiões Pastorais SUL e NORTE da nossa Diocese.

Para a Região Pastoral Sul será no Santuário de Santo António, Vale de Cambra; para a Região Pastoral Norte será na Igreja Paroquial da Trofa.

Mais
 
Encontros de formação de música litúrgica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

 

No passado mês de Julho de 2016, o Secretariado Diocesano de Liturgia fez saber, através dos meios de comunicação da Diocese, da sua vontade e intenção de reativar o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, por tudo o que este foi, semeou  e representou na Diocese e por tudo o que terá que ser e representar na Diocese de hoje e amanhã que quer cantar os louvores de Deus com arte e com alma. Para tal, promoveu a realização de quatro encontros, distribuídos pelas quatro regiões pastorais da Diocese, no sentido de auscultar as preocupações, inquietações e anseios dos responsáveis dos coros: diretores, organistas, coordenadores.

Os encontros realizados permitiram ouvir cerca de duzentos responsáveis que nos deixaram muita e importante informação, partilharam dificuldades e expectativas e nos urgiram a passar à acção, indo ao encontro das carências e necessidades detectadas.

Mais
 
27ª JORNADA DIOCESANA DA PASTORAL FAMILIAR PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Tornar familiar toda a pastoral

4 de fevereiro de 2017 - Casa Diocesana de Vilar

 

Toda a comunidade diocesana está convidada e, de modo especial, todos os agentes da pastoral que incluem nas suas preocupações a Família, nas suas múltiplas facetas. Não nos cansemos de motivar e mobilizar todos a participar!

A Exortação Apostólica Amoris Laetitia convida-nos de modo insistente a viver e testemunhar o amor familiar e a fazer dele o motor da nossa forma de atuar, pessoalmente e em comunidade.

Nesta Jornada queremos oferecer a oportunidade de refletir sobre várias incidências da vida pastoral e familiar, procurando descobrir como ser Família em cada uma dessas circunstâncias e assim tornar familiar toda a pastoral.

Deste modo caminharemos um pouco mais para, com Maria, nos renovarmos nas fontes da alegria e assim fazermos da alegria do Evangelho a nossa missão, em comunhão fraterna e no exercício da diversidade dos carismas.

Mais
 
RETIRO PARA CATEQUISTAS: FEVEREIRO 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã propõe um retiro para catequistas com o tema:

«SER filho e discípulo, pela mão de Maria»

 

Mais
 
CURSO PASTORAL DA FRAGILIDADE 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Cuidar na fragilidade

«Jesus, o evangelizador por excelência e o Evangelho em pessoa,

identificou-se especialmente com os mais pequeninos (cf. Mt 25, 40).

Isto recorda-nos, a todos os cristãos,

que somos chamados a cuidar dos mais frágeis».

Francisco, Evangelii Gaudium, 209

 

 

O Secretariado Diocesano de Pastoral da Saúde propõe no âmbito do programa letivo do Centro de Cultura Católica e com a colaboração deste uma iniciativa de formação.

O Ano Santo da Misericórdia ainda ecoa em nós e pede-nos que nos inclinemos diante dos mais frágeis. Também o Centenário das Aparições da Virgem, em Fátima, é uma interpelação a nos tornarmos mais próximos daqueles que, em razão da sua idade, deficiência ou doença, experimentam, em maior ou menor grau, qualquer tipo de exclusão.

Por isso propomos o Curso Pastoral da Fragilidade, dimensão da condição humana para a qual a misericórdia chama o nosso olhar, que decorrerá de fevereiro a junho de 2017, segundo o programa que se segue. As inscrições fazem-se durante o mês de janeiro.

Mais
 
"Pastoral Familiar: Objetivos - Estruturas - Funções" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar editou uma publicação com o título "Pastoral Familiar: Objetivos - Estruturas - Funções", cujos destinatários principais são os párocos e outros sacerdotes, os diáconos, as congregações e institutos e todos os agentes pastorais que atuam, latu sensu, na área da Família, a nível vicarial, paroquial ou nos movimentos de apostolado.

Nas palavras de apresentação que o nosso Bispo preparou para este documento, podemos ler que ele pretende "incentivar o dinamismo já vivido e prosseguir, com novo vigor e acrescido entusiasmo, o caminho em boa hora iniciado", tornando "mais visível o caminho a percorrer e mais orgânico e coordenado o trabalho pastoral a realizar", numa Pastoral Familiar em plena sintonia com o Plano Diocesano de Pastoral.

Mais
 
<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 2
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Ressurreição é «um acontecimento que se celebra na transformação do mundo» - Bispo do Porto

Catequese Infantil
2017-04-27 14:38:43
Guião
2017-04-27 14:37:25
Pagela
2017-04-27 14:36:55
JORNADAS DE PASTORAL VOCACIONAL
2017-04-27 14:36:19
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.