Catedral do Porto
Contactos/contacts:
E-mail: catedraldoporto@gmail.com
Telefone/phone: (+351) 222 059 028 (Chamada rede fixa nacional)
Fax: (+351) 222 038 268
Morada/Address:
Sé Catedral do Porto
Terreiro da Sé
4050-573 PORTO
Presidente: Cón. Adélio Fenando Lima Pinto Abreu
Capelão: Pe. José Pedro da Silva Azevedo
Horários/schedule:
Igreja, Museu e Claustros/Church, Museum and Cloister
Missa e Confissões / Mass and Confessions
Serviço Educativo
As visitas escolares na Catedral do Porto requerem marcação e acompanhamento obrigatórios por parte do Serviço Educativo. O mesmo funciona de Segunda a Sexta-feira, devendo todos os pedidos ser enviados para o seguinte endereço: catedraldoporto@gmail.com
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Sobre
A Sé do Porto é um edifício de estrutura romano-gótica, dos séc. XII e XIII, tendo sofrido grandes remodelações no período barroco (séc. XVII-XVIII). No interior conserva ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza, com ameias. É de destacar a bela rosácea (séc. XII) e a loggia ou galilé lateral (1736), obra de Nicolau Nasoni, voltada para a cidade. Junto ás portas encontram-se monumentais pias de água benta, dos finais do séc. XVII. Junto à pia baptismal seiscentista, há um baixo relevo de Teixeira Lopes (Pai).
A torre-lanterna, no cruzeiro, foi construída na segunda metade do séc. XVI, no tempo de D. Rodrigo Pinheiro.
O acentuado verticalismo da nave central, marcada por grossos pilares fasciculados, com abóbadas e arcos já levemente apontados, traduz-se numa sóbria imponência. Todo o monumento passou por obras de restauro de grande vulto durante os anos trinta.
A actual capela-mor, que substitui a antiga ábside medieval, é do período maneirista (1610); apresenta um cenográfico retábulo de talha dourada, do segundo quartel do séc. XVIII, considerado um trecho capital do barroco joanino. A decoração pictórica das paredes é de Nasoni. Por cima dos cadeirais do cabido, ficam dois órgãos de tubos; séc. XVII (esquerdo) e séc. XIX (direito).
No transepto, lado esquerdo, está entronizada, desde 1984, a imagem de Nossa Senhora da Vandoma (séc. XIV), padroeira da cidade do Porto, "civitas Virginis".
Na capela do SS. Sacramento, destaca-se o célebre "altar de prata" de enormes dimensões e executado em sucessivas fases (desde 1632 até ao séc. XIX). É considerado uma obra fundamental da ourivesaria portuguesa, com vasta iconografia bíblica, centrada na Eucaristia. O moderno lampadário tem o desenho de Teixeira Lopes.
No transepto, lado direito, está entronizada a imagem de Nossa Senhora da Silva (séc. XV-XVI). A outra capela barroca é dedicada a S. Pedro.
No coro alto foi instalado, em 1985, um grande órgão de tubos, pela firma Georg Jann.
O importante claustro gótico foi começado nos fins do séc. XIV. Apresenta sete grandes painéis de azulejos (segundo quartel do séc. XVIII), com cenas do "Cântico dos Cânticos", em referência ao diálogo místico entre Deus e a Virgem, padroeira da Catedral.
Evangelista, do séc. XIV, com a notável arca tumular de João Gordo, Cavaleiro de Malta, com estátua jacente e Ceia de Cristo.
Nos espaços adjacentes conservam-se capitéis das primeiras construções da Sé.
O vizinho "claustro velho" integrava outrora o chamado "cemitério do Bispo". Situam-se aqui alguns elementos arqueológicos com interesse.
A capela de S. Vicente (fins do séc. XVI), de sóbria arquitectura clássica, apresenta um notável cadeiral, do séc. XVII, com cenas bíblicas, do Antigo e Novo Testamento. Vários Bispos do Porto estão aqui tumulados.
Uma escadaria nobre, de Nicolau Nasoni, concluída em 1736, dá acesso ao pátio superior do claustro gótico. Nos patamares destaque para a grande estante de bronze (1616), com as armas de D. Gonçalo de Morais, e para o antigo sino do relógio da cidade (1697, obra de D. José Saldanha). No pátio, observa-se a vista panorâmica e painéis de azulejos com cenas campestres e mitológicas.
A Casa do Cabido, anexa ao claustro e à Sé, é edifício arcaizante do primeiro quartel do séc. XVIII. Na andar superior estão expostas notáveis esculturas religiosas (dos séc. XIV a XVIII). Na antiga sala do cartório vêem-se painéis de azulejos, de Vital Rifarto. Na grande sala capitular destaca-se o tecto de masseira com pinturas de Giovani Battista Pachini (1737), representando catorze alegorias morais, dispostas à volta de S. Miguel, patrono do Cabido. Os lambrins de azulejo foram fabricados em Lisboa, contendo cenas de caça. No andar intermédio, constituído por quatro saletas abobadadas, está exposto o "tesouro" da Catedral. Em nove grandes vitrinas pode ver-se objectos de ourivesaria, paramentaria e livros litúrgicos, relativos ao culto catedralício.
Cabido Portucalense
Morada
Cabido da Sé Catedral do Porto
Terreiro da Sé
4050-573 PORTO
CONTACTOS
Tel.: 222059028
Fax: 222038268
Email: catedraldoporto@gmail.com
Mesa do Cabido
Presidente – Cón. Adélio Fenando Lima Pinto Abreu
Vice-Presidente – Cón. Álvaro Manuel Mancilha Veteriano
Administrador – Cón. Joaquim António da Silva Santos
Secretário – Cón. João da Silva Peixoto
Membros
Cón. António Ferreira dos Santos (Emérito)
Cón. Arnaldo Cardoso de Pinho (Emérito)
Cón. Sebastião Martins Luís Brás (Emérito)
Cón. Marcelino António da Cunha Ferreira (Emérito)
Cón. Alfredo Leite Soares
Cón. Fernando de Lima Milheiro Leite
Cón. João da Silva Peixoto
Cón. Amadeu Ferreira da Silva (Emérito)
Cón. Álvaro Manuel Mancilha Veteriano
Cón. Jorge Teixeira da Cunha
Cón. José Maria Gonçalves Fabião
Cón. José Lopes Baptista
Cón. Lino da Silva Maia
Cón. Domingos da Costa Monteiro de Oliveira
Cón. Jorge Manuel Duarte Oliveira
Cón. António Coelho de Oliveira
Cón. Joaquim António da Silva Santos
Cón. Adélio Fenando Lima Pinto Abreu
Cón. José Alfredo Ferreira da Costa
COMISSÕES
Comissão de Liturgia
Presidente - Cón. João da Silva Peixoto
Cón. Joaquim António da Silva Santos
Cón. José Lopes Baptista
Comissão do Património
Presidente - Cón. Adélio Fenando Lima Pinto Abreu
Cón. António Coelho de Oliveira
Cón. Lino da Silva Maia
Comissão de Protocolo
Presidente - Cón. Jorge Manuel Duarte Oliveira
Cón. Álvaro Manuel Mancilha Veteriano
Cón. José Maria Gonçalves Fabião
Capelão
Pe. José Pedro da Silva Azevedo