POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Associações, Movimentos e Obras preparam Jubileu


Na manhã do passado sábado, dia 23 de novembro, teve lugar, na cripta da Igreja da Senhora da Hora, mais uma Assembleia das Associações, Movimentos e Obras da Diocese do Porto. Orientou o encontro, com o apoio de um pequeno «núcleo duro», o Pároco-anfitrião, Pe. Amaro Gonçalo, mas ali na qualidade de Secretário da Equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral.

 

Abriu o encontro o Sr. Dom Roberto Rosmaninho, bispo auxiliar, para saudar e agradecer o contributo tão especial do carisma e do trabalho pastoral das Associações, Movimentos e Obras da Diocese. Pediu que caminhassem sempre ‘juntos’, integrados na Pastoral Diocesana e, tanto quanto possível, em parceria com os Secretariados Diocesanos, de acordo com o âmbito mais específico do carisma e da ação pastoral de cada um.

 

O Padre Amaro Gonçalo orientou o encontro formativo, centrado na preparação do Grande Jubileu Ordinário do ano 2025, apresentando as linhas essenciais da respetiva Bula de Proclamação “Spes non confundit” (a esperança não engana). Seguiu-se um trabalho de grupos, sendo distribuído por cada grupo um (ou mais) dos sinais jubilares: a peregrinação, a porta santa, a reconciliação, a celebração (oração, liturgia e profissão de fé) e a indulgência. No Plenário, fez-se uma partilha das reflexões, que muito enriqueceram o conhecimento, a motivação e a mobilização de todos para a celebração do Grande Jubileu.

 

Houve o compromisso de participação das Associações, Movimentos e Obras da Diocese do Porto nas várias ações pastorais diocesanas, destinadas “a reanimar a esperança”, em especial a celebração de abertura da Porta Santa na Igreja Catedral em 29 de dezembro de 2024 e a Peregrinação Diocesana em 20 de setembro de 2025.

 

Foi preparado pela Equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral um Glossário para a celebração do Grande Jubileu, cuja impressão gráfica teve o apoio total da Irmandade dos Clérigos. Os participantes receberam a publicação em primeira mão, neste encontro, que concluiu com um almoço partilhado e uma grande satisfação dos presentes pela qualidade da formação, da vivência e da experiência desta assembleia.