POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

“Atreve-te a Sonhar”: um Concurso de Ideias da Pastoral Social dirigido aos jovens


Jovens são motivados a produzirem vídeos que apresentem soluções para problemas sociais. Em três áreas: idosos, migrantes e cuidado da casa comum. É a segunda edição de um concurso que atribui prémios às 3 melhores ideias, num montante total de 1500 euros.

 

O Secretariado Diocesano da Pastoral Social convida todos os jovens da diocese do Porto, entre os 15 e os 30 anos, a participar no concurso de ideias “Atreve-te a Sonhar – 2.ª edição”. Pretende-se, assim, assinalar o Dia Mundial dos Pobres e motivar os jovens das nossas comunidades a assumir o protagonismo na criação de soluções que permitam responder a problemas emergentes em três áreas: cuidado da casa comum, idosos e migrantes.

 

Esta iniciativa surge no seguimento do desafio lançado pelo Papa Francisco, aquando da conclusão do Jubileu da Misericórdia, em 2016, em que “quis oferecer à Igreja o Dia Mundial dos Pobres, para que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carenciados.”

 

Desde então, a Igreja em todo o mundo, através do clero, leigos, comunidades, movimentos, tem assinalado o Dia Mundial dos Pobres com inúmeras atividades e iniciativas que procuram “estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.”

 

O Concurso de Ideias “Atreve-te A Sonhar” convida os jovens a realizarem um vídeo, com a duração de 3 minutos, que apresente soluções para as áreas citadas, cuidado da casa comum, idosos e migrantes.

 

A organização aceita candidaturas, nos termos explicitados no regulamento, entre os dias 14 de outubro e 03 de novembro, através da página oficial da Diocese (clique aqui para aceder). Serão atribuídos prémios às 3 melhores ideias, num montante total de 1500€, contando com o patrocínio da Irmandade dos Clérigos.

 

Os vencedores serão anunciados no evento que assinala o Dia Mundial dos Pobres na Diocese do Porto que vai decorrer no dia 15 de novembro, a partir das 21.30h, no auditório da Junta de Freguesia de Espinho.

 

Para mais informações, o Secretariado está ao dispor através do endereço pastoralsocial@diocese-porto.pt.