Na Missa Crismal, D. Manuel Linda destacou o trabalho dos sacerdotes no serviço aos outros, promovendo a esperança, encorajando o diálogo e renovando a Igreja no discernimento e na unidade.
Na homilia da Missa Crismal, em dia de Quinta-Feira Santa, 17 de abril, numa Catedral repleta de sacerdotes e diáconos, o bispo do Porto agradeceu o serviço e a dedicação dos sacerdotes.
“Quero dar os mais sinceros parabéns e dizer um simples, mas sentido «obrigado». Obrigado porque vos sacrificais imenso para servir os outros. Obrigado porque procurais ser cada vez mais, no dia-a-dia, um alter Christus. Obrigado porque atuais o verdadeiro percurso sinodal, qual seja o de promover a esperança num mundo que sofre grande carência a esse nível; de saberdes escutar para descobrir soluções para enfrentar os desafios cada vez maiores; porque tendes encorajado o diálogo, expressão de uma Igreja em saída; enfim, porque sois agentes insubstituíveis da renovação da Igreja no discernimento e na unidade”, disse D. Manuel Linda.
Salientando o serviço dos sacerdotes como o de autênticos “peregrinos da interioridade”, D. Manuel Linda lembrou o momento fundante da ordenação sacerdotal.
“Estamos aqui, fundamentalmente, como peregrinos de interioridade, pois a razão que nos move é de natureza espiritual: a do reavivar o dom recebido; de regresso à pureza luminosa daquele primeiro momento fundante que foi a nossa ordenação; de renovação das promessas sacerdotais que consistem num esquecimento das nossas vontades e desejos para, de forma mais livre e dedicada, servirmos o santo povo de Deus que nos está confiado”, sublinhou D. Manuel Linda.
Como habitualmente, o bispo do Porto recordou os sacerdotes e diáconos falecidos durante o último ano e aqueles que neste novo ano celebram bodas sacerdotais de 25, 50, 60 e até 70 anos de serviço à Igreja:
Sacerdotes falecidos: Pe. Belmiro Coelho da Silva (10/04/2024); Pe. Manuel António Alves das Silva (27/05/2024); Pe. António Augusto Teixeira de Sousa (Dehoniano) (01/07/2024); Pe. Joaquim Moreira Fernandes (13/07/2024); Pe. António da Silva Martins (25/07/2024); Pe. Joaquim Costa de Almeida Paiva (05/09/2024); Pe. Manuel José Dias Amorim (14/09/2024); Pe. Manuel Domingues dos Santos (01/11/2024); Pe. Mário Fernando Mendes da Costa Pinto (23/12/2024); Pe. José Ferreira Monteiro Branco (13/01/2025); Pe. Alpoim Alves Portugal (Carmelita) (09/02/2025); Pe. Florentino Fernandes de Sousa (11/03/2025); Pe. José Pais de Oliveira (28/03/2025); Pe. Fernando Dias da Costa Campos (01/04/2025) e o Diácono José Agostinho Carvalho Moreira (08/11/2024).
Bodas de prata sacerdotais : Pe. António Alves Pinto da Costa; Pe. José Avelino Torres Moreira; Pe. José Carlos Lima Rosa; Pe. Manuel António dos Santos Carvalho Mendes; Pe. Manuel Joaquim da Costa Ferreira; Pe. Mário João Ferraz da Rocha Soares; Pe. Paulo Jorge Carvalho Pinto.
Bodas de ouro sacerdotais: Cón. Fernando de Lima Milheiro Leite e Pe. Manuel Pereira Crespo.
Sessenta anos de ordenação: Mons. António Orlando Ramos dos Santos; Cón. Arnaldo Cardoso de Pinho; Pe. Adriano Leite Gomes; Pe. Américo de Sá Rebelo; Pe. António Augusto Borges de Pinho Alves; Pe. António Maria de Sousa Moreira da Silva; Pe. Artur de Matos Bastos (Boa Nova); Pe. Joaquim de Sousa Ribeiro; Pe. José da Fonseca Lemos.
Setenta anos de ordenação: P. Domingos Taveira e o Pe. Manuel Valente da Silva.
O bispo do Porto recordou na ocasião também aqueles que se ordenaram diáconos e sacerdotes no último ano:
Diáconos: em ordem ao sacerdócio Emanuel João Macedo da Mata; José Manuel Ferrão Abrantes; José Moisés Ramirez Guerra. Como diácono Permanente, Miguel António Fontes da Silva.
Sacerdotes: David João Silva Azevedo; Pedro Joaquim Gonçalves Teixeira; David Samuel Brás de Castro Laranjeira; Adrián Javier Arteaga Paucar.
Na Missa Crismal, após a homilia, os concelebrantes renovaram as promessas sacerdotais, o bispo abençoou o óleo dos catecúmenos e enfermos e consagrou o do crisma. Óleos que serão usados tanto na administração dos sacramentos do Batismo e da Confirmação como nas ordenações ou na consagração de uma igreja.