Nos dias 21 e 22 deste mês decorreu mais um encontro entre as Províncias Eclesiásticas de Braga e de Santiago de Compostela. Uma vez por ano, ora em terras lusas ora em terras da Galiza, os bispos das respetivas dioceses (diocesanos, auxiliares e eméritos) encontram-se, promovendo a proximidade fraterna e a partilha pastoral. Segundo os mais velhos, a iniciativa remonta a finais do século passado e, não sendo uma prática com muitos anos, a verdade é que ilustra a vontade de caminhar juntos.
Este ano, o encontro aconteceu em terras galegas, proporcionando uma paragem em Santiago, para os portugueses, e a reunião na diocese de Mondoñedo, com todos os participantes. Em Santiago tivemos a alegria de visitar a exposição “Las Edades del Hombre” (27.ª edição), sobre a temática da “hospitalidade, a graça do encontro”, presente em dois locais: cripta do Pórtico da Glória e mosteiro de San Martiño Pinario.
O segundo dia foi vivido por terras da diocese de Mondoñedo-Ferrol. Começamos com a oração da manhã e a visita à antiga e bela catedral, atualmente encerrada para obras. Depois foi a reunião de trabalho, onde foram abordados diversos assuntos, como o do Jubileu de 2025, os desafios do sínodo em curso, a piedade popular e outros pontos em comum entre as Igrejas presentes. A partilha é sempre enriquecedora e o diálogo, por mais breve que possa parecer, é sempre inspirador.
O próximo encontro ficou agendado para outubro do próximo ano e, desta vez, será por terras de Viseu.