POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Ceia do Senhor. Bispo do Porto: Eucaristia “é alimento para quem está a caminho”


Na sua homilia, D. Manuel Linda salientou a relação entre a Eucaristia e a peregrinação. “A verdadeira peregrinação consiste em percorrer a estrada de Jesus e caminhar para Ele e com Ele. Esta é a especificidade cristã”, afirmou.

 

Na Missa da Ceia do Senhor com Rito do Lava-Pés, no dia 17 de abril, D. Manuel Linda deu início ao Tríduo Pascal na Catedral, presidindo à celebração que recorda a instituição da Eucaristia nas palavras de Jesus na ceia com os seus apóstolos: “Fazei isto em memória de mim”.

 

Na sua homilia, D. Manuel Linda lembrou que a Eucaristia “mitiga a fraqueza, concede forças, ajuda a recuperar o ânimo, gera a alegria, faz sentir a reconfortante presença do irmão, acalenta a esperança da chegada à meta”. É alimento para quem está a caminho.

 

“A Eucaristia é, de facto, o alimento de quem está a caminho, de quem viaja, de quem peregrina decididamente no meio das ocorrências e desafios da vida como ela é”, disse D. Manuel Linda.

 

Para o bispo do Porto, “a Eucaristia é o verdadeiro sinal e expressão da peregrinação da nossa vida na fé e na esperança”. “Nela, fazemos a bela experiência da companhia dos irmãos, mostramos que preferimos a sua presença sempre consoladora à solidão do caminhar sós, aceitamos o alimento para a jornada, fazemos prova de confiança em quem nos orienta o caminho que conduz à casa do Pai e acreditamos resolutamente que, com Jesus e em Jesus, atingiremos a grande meta da vida”, sublinhou.

 

Mas é nela e por ela que também aceitamos o amor de Deus e nos dispomos ao serviço dos irmãos, como nos exemplifica o lava-pés, conceito tão presente nesta liturgia.

 

Na sua reflexão, D. Manuel Linda sustentou que “Eucaristia e peregrinação interligam-se de tal maneira que não é possível separar uma da outra”. “A verdadeira peregrinação consiste em percorrer a estrada de Jesus e caminhar para Ele e com Ele. Esta é a especificidade cristã: unidos ao Redentor pela fé e pelo Batismo, queremos estar onde Ele está e configurar a nossa vida aos exemplos da sua vida”, afirmou o bispo do Porto.