Era um projeto antigo do Cónego Ferreira dos Santos, na qualidade de fundador e Presidente do Coro da Sé Catedral do Porto, previsto já em 2019, no quadro da celebração dos 50 anos da instituição, mas adiado por causa do advento da pandemia, em 2020. A direção do Coro procura agora desenvolver a constituição do Coro dos Pequenos Cantores da Sé, na intenção de valorizar o canto litúrgico como expressão da fé da Igreja da celebração comunitária. A intenção é promover a vivência cristã das comunidades como expressão do louvor a Deus, começando pelos mais novos.
Os objetivos desta iniciativa são sempre promover a execução e desenvolvimento da Música sacra litúrgica, fomentar a criação e desenvolvimento do gosto musical a partir das crianças e educar musicalmente futuros elementos do Coro da Sé Catedral do Porto.
Assim, a partir de março de 2025 se procura constituir inicialmente um grupo de lançamento, com cantores dos 7 aos 12 anos, a partir da colaboração das paróquias da região do grande Porto (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo), procurando depois alargar o grupo inicial, até se pode constituir um agrupamento da trinta a cinquena membros, crianças e adolescentes.
Prepara-se uma formação inicial, com seleção de vozes, os primeiros ensaios (previstas para as sextas feiras, das 19h30 às 20h30). Prevê-se já uma primeira apresentação simbólica no Pontifical do Domingo da Ressurreição (20 de abril deste ano).
Toda esta realização mereceu o apoio com entusiasmo do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, com a recomendação de que seja divulgado nas vigararias e paróquias do grande Porto.
Esta iniciativa pressupões a colaboração efetiva das paróquias e das famílias, além do entusiasmo das crianças uma vez que se torna necessário resolver os problemas de deslocação e presença dos cantores.
Esta iniciativa tem o apoio e colaboração do Secretariado Diocesano da Liturgia, sendo também divulgado na página oficial da diocese nas redes sociais.
A Direção do Coro da Sé está já a preparar o método de formação e aprendizagem para a formação dos pequenos cantores.
O Coro das Sé lança apelo aos párocos e aos pais das crianças no sentido de promoverem a inscrição, de garantirem a deslocação e colaborarem neste projeto, na intenção de valorizar a liturgia nas paróquias, através de composições e expressões litúrgicas que traduzam por formas adequadas o sentido da celebração.
Este ano jubilar constitui uma oportunidade também para a celebração do Jubileu, para fomentar a relação das paróquias com a igreja-mãe da Diocese e para aperfeiçoar a celebração dos tempos litúrgicos.
A admissão já se encontra em andamento, e pode ser feita para Coro da Sé Catedral do Porto, no Terreiro da Sé, às quartas feiras, através do endereço pequenoscantoresdasedoporto@gmail.com.