POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

D. Roberto Mariz aponta Caminhos de Santiago visando uma Humanidade nova


D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto, apontou os Caminhos de Santiago como “visando uma Humanidade nova”, referindo, segundo a sua própria experiência pessoal, nos seus percursos até ao Santuário da Capital Galega, pessoas desconhecidas, que de estranhos, se tornam companheiros e até amigos “que se apoiam e ajudam”.

 

O prelado fez uma intervenção no âmbito da Conferência Caminhos de Santiago, que decorreu no Campus do Porto do Centro Universitário Lusíada Norte, na sexta-feira dia 23 de fevereiro, destacando ainda “a dimensão humana, religiosa, social, cultural e económica dos Caminhos”.

 

Partilhando a sua experiência pessoal, D. Roberto Mariz, salientou “a importância de termos uma meta na Vida, que nos oriente e guie”. “Sintamos sempre Deus como essa meta”.

 

“Seja o Caminho de Santiago uma metáfora para sermos uma Humanidade nova, sem mortos nem feridos, mas onde a felicidade se encontra numa cultura do cuidado mútuo e do encontro”, acrescentou o bispo auxiliar do Porto.

 

No encerramento da Conferência Caminhos de Santiago, D. Roberto deu a bênção do Peregrino para todo o auditório presente e também a uma imagem do Apóstolo Santiago que o organizador da Conferência, Peregrino, Luís Miguel Sampaio, em parceria com a Universidade Lusíada, ofereceu para a Capela da Universidade Lusíada do Porto.

 

D. Roberto Mariz, Luís Miguel Sampaio, Francisco Castelo Branco, provedor do Aluno e Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e o Capelão da Capela da Universidade Lusíada, Pe. José Paulo, colocaram a imagem do Apóstolo Santiago no Altar, rezando todos em honra ao Apóstolo Santiago.

 

Nas palavras de Francisco Castelo Branco, iniciou-se um ciclo com esta primeira Conferência dos Caminhos de Santiago, que vai ser organizada pela Universidade Lusíada anualmente com oradores nacionais e internacionais, para abordar os Caminhos de Santiago e Marianos do ponto de vista Académico com o objetivo de os melhorar e divulgar.

 

Assistiram à Conferência, pelo Canal do YouTube da Universidade Lusíada do Porto, peregrinos do Brasil, do Canadá e outros países, todos com forte tradição nas peregrinações a Santiago de Compostela.

 

- Luís Miguel Sampaio
Conferência Caminhos de Santiago,
em parceria com a Universidade Lusíada do Porto