POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

D. Roberto Mariz visitou a paróquia de Louredo


Entre os passados dias 19 e 24 de novembro, o Sr. Bispo Auxiliar do Porto D. Roberto Mariz visitou a Paróquia de Louredo, Vigararia de Santa Maria da Feira, no contexto da Visita Pastoral. Entre grupos paroquiais, órgãos sociais e os três centros de culto, foi uma semana extremamente emotiva.

 

A sessão de boas-vindas decorreu na sede da Junta de Freguesia de Louredo, na presença do presidente da Junta David Neves, do Pároco Pe. Eugénio Pinho, e do Diác. Carlos Filipe Pinto.

 

O Sr. Bispo visitou os três centros de culto da paróquia, celebrando em cada um deles: na eucaristia de abertura, dia 19, na Igreja Matriz de S. Vicente; na capela de N.ª Sr.ª da Natividade de Vila Seca, no dia 21; e na capela de S. Cipriano e de N.ª Sr.ª da Boa Viagem de Parada, no dia 23, com o Grupo de Jovens de Fé e Ação de Louredo aquando do Dia Mundial da Juventude. Ainda no dia 23 visitou a capela de N.ª Sr.ª do Rosário, capela privada, que no passado serviu a Paróquia.

 

 

Para além destes, o Sr. Bispo teve encontros com os vários grupos paroquiais. No dia 19, encontrou-se com o Conselho Económico (Fábrica da Igreja); no dia 20, teve encontro com o Conselho Paroquial, que engloba a totalidade dos grupos paroquiais existentes. Nos dias 20 e 21, visitou os vários doentes da paróquia, em visitas de grande valor sentimental e emocional. No dia 22, o dia mais preenchido, visitou as crianças do Centro Escolar de Louredo, respondendo às várias perguntas que as mesmas lhe colocaram, na curiosidade natural da idade. Ainda visitou as Indústrias Calçada S.A., a Indústria Alumifeira, o Centro Cultural – Espaço de Memórias, e no final do dia encontrou-se não só com o Grupo de Jovens da paróquia, como também com a catequese da adolescência, todos colocando questões mais complexas sobre temas mais sensíveis – como a violência doméstica e a posição da mulher na igreja. Estes grupos foram acompanhados por grupos de jovens de várias outras paróquias vizinhas, que assistiram à conversa que se gerou a partir das questões colocadas.

 

 

No sábado, 23, o Sr. Bispo teve encontro com a restante catequese, também respondendo às dúvidas que tinham e falando sobre a sua posição enquanto bispo.

 

No final da semana, dia 24, a visita chegava ao final. No entanto, não terminou sem uma eucaristia final, seguida de um almoço comunitário, marcado pelo espírito de comunhão entre os fiéis, os grupos paroquiais e o Bispo.

 

Toda esta foi uma experiência enriquecedora na história da paróquia, aumentando a fé de quem participou, com o Sr. Bispo a deixar um pouco de si, e a levar um pouco de Louredo consigo.