POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Faleceu o senhor Cardeal Nascimento


Regressou ao seio do Pai, origem e plenitude de quanto existe, o senhor Cardeal Alexandre do Nascimento, figura indelével da Igreja angolana que a conduziu do regime colonial para a liberdade da independência. Foi um “resistente” ao anterior regime português e, como tal, perseguido e exilado durante dez anos na «metrópole», como então se dizia.

 

O senhor D. Manuel Linda conhecia-o e era seu amigo, desde quando, em Roma, um era estudante e o Cardeal lá se demorava longos períodos por causa da sua função de Presidente da Caritas Internacional. Era um homem afetuoso e simples que gostava que o jovem sacerdote se pronunciasse sobre a sua produção poética, aliás bem inspirada.

 

O senhor Bispo do Porto visitou-o em Luanda, no passado dia 2 deste mês de setembro, juntamente com o senhor Pe. Samuel Guedes. Segundo eles, nessa altura, nada fazia crer que não atingisse o centenário de vida, o que se celebraria a 1 de março de 2025.

 

O Bispo e a Diocese do Porto apresentam as condolências ao senhor Arcebispo de Luanda, D. Filomeno Vieira Dias, e aos cristãos angolanos, na certeza da oração por este bom e fiel servidor do Evangelho.

 

Descanse em paz.