POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Inaugurada a nova Capela de Sonhos em Ermesinde


A nova Capela de Sonhos, em Ermesinde, revelou-se pequena para acolher o grande número de fiéis que participou, no dia 16 de fevereiro, na inauguração e bênção deste moderno templo da Paróquia de Ermesinde. A cerimónia, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, contou com a presença do Pároco, P.e Domingos Areais, dos Diáconos e Acólitos da Paróquia, assim como de diversas personalidades locais, representantes das autarquias, representantes das instituições, das coletividades e paroquianos.

 

No início da celebração, o P.e Domingos destacou a importância deste espaço de oração, onde cabem meia centena de pessoas sentadas, citando Guerra Junqueiro: “A humanidade é seara imensa, que Deus recolhe e Deus semeia”, para enfatizar a continuidade da fé ao longo das gerações. Sublinhou ainda a alegria da comunidade pela concretização deste sonho, um projeto iniciado no início do século e tornado realidade graças ao esforço coletivo.

 

O Bispo do Porto elogiou o trabalho do Pároco e da comunidade, considerando a nova Capela um local privilegiado para a oração e a meditação. Na homilia, refletiu sobre a relevância da fé na sociedade atual, alertando para a tendência de muitos se afastarem da religião ao alcançarem estabilidade material, esquecendo o papel essencial de Deus na existência humana.

 

 

D. Manuel Linda alertou os fiéis para o sentido da vida e da fé: «Quando nos sentimos completos por aquilo que possuímos, deixamos de procurar o divino, esquecendo que a verdadeira pobreza, no sentido bíblico, está na dependência do outro, e, acima de tudo, na dependência de Deus. Ainda assim, existem pessoas boas que não praticam a religião, mas vivem uma vida confortável e, aparentemente, sem necessidade de ajuda divina. No entanto, é essencial questionarmo-nos sobre o significado mais profundo da existência e da fé. Mesmo num mundo cada vez mais materialista, a presença simbólica da religião continua a desafiar-nos a refletir sobre o nosso lugar e propósito na vida».

 

Um dos momentos mais altos da cerimónia foi a bênção da Capela, do seu Altar (que foi restaurado a partir de um dos antigos altares colaterais da velho Igreja Matriz de Ermesinde) e das suas imagens (Nossa Senhora de Fátima e de S. Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas).

 

No final da cerimónia, o Padre Domingos Areais agradeceu a todos quantos se empenharam na Construção desta bela Capela, a primeira a ser construída em Ermesinde, no século XXI, a marcar este Ano Jubilar dos 2025 anos do nascimento de Cristo.

 

O primeiro ato para a consecução deste objetivo foi a doação do terreno à Paróquia de Ermesinde pelos Irmãos Maristas. As obras propriamente ditas começaram em 11 de maio de 2013, com o lançamento da 1.ª pedra, benzida pelo Cónego João Peixoto e testemunhada pelo presidente da Câmara, João Paulo Baltazar, pelo presidente da Junta, Luís Ramalho e pela Comissão de Obras. No dia 1 de maio de 2018 abriu, pela primeira vez, as portas ao público, para a Oração do Terço, embora as obras só muito recentemente tenham ficado concluídas. O seu custo ascendeu a cerca de 160 mil euros custeados, na sua totalidade, pela paróquia de Ermesinde e pela Comissão de Obras. O autor do projeto foi o Eng.º Camilo Moreira ao passo que o responsável pelo mobiliário foi António Carneiro.

 

O Pároco de Ermesinde, visivelmente feliz, considerando este belíssimo templo construído a maior altitude na cidade, como «um espaço de encontro dos homens com Deus e de Deus com os homens, onde os homens possam falar a Deus e as suas preces humanas possam ser escutadas por Deus», anunciou que a Capela de Sonhos abrirá para a Celebração da Palavra todos os dias 13 de cada mês, sendo a próxima celebração já no dia 13 de março. Em cada aniversário da Capela o Padre Domingos Areais celebrará a Eucaristia.

 

A terminar o dia de festa, houve um excelente lanche-convívio servido aos muitos convidados, nas instalações dos Maristas de Ermesinde.