POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Instituição de novos Leitores e Acólitos: Bispo do Porto afirma que a evangelização é tarefa inadiável


Na celebração de instituição de novos Leitores e Acólitos, D. Manuel Linda exortou-os a percorrerem “o caminho que leva ao encontro do outro” com “os valores da liberdade, da justiça, do amor e da paz”.

 

A evangelização é “inadiável”, afirmou o bispo do Porto considerando ser esta uma “tarefa de todos os fiéis”.  Na celebração de instituição nos Ministérios de Leitores e Acólitos em ordem ao sacerdócio e ao diaconado permanente, D. Manuel Linda disse aos novos instituídos para se projetarem “para o futuro”. “Não se trata de dar continuidade a ritos do passado, de fazer o que a Igreja já fazia”, alertou D. Manuel Linda na sua homilia.

 

Na Eucaristia que decorreu na Catedral do Porto no domingo 1 de dezembro, D. Manuel Linda exortou os novos Leitores e Acólitos a percorrerem “o caminho que leva ao encontro do outro” com “os valores da liberdade, da justiça, do amor e da paz”.

 

“Erguei-vos para percorrer o caminho que leva ao encontro do outro para lhe anunciar a Palavra da Salvação e o ajudar a erguer as mãos para o Alto. E levantai a cabeça para contemplar a aurora radiante de um tempo novo em que a sociedade viverá, efetivamente os valores da liberdade, da justiça, do amor e da paz e a Igreja será mais límpida, mais unida, acolhedora, sinodal e fraterna”, disse D. Manuel Linda aos instituídos Leitores e Acólitos.

 

O bispo do Porto convidou-os a peregrinar com esperança, citando o lema do Jubileu do ano 2025 “Peregrinos de esperança”. “Peregrinar é avançar com passos largos em direção a uma meta desejável e de felicidade. E a esperança é aquele ânimo que não me deixa desencorajar, mesmo que a caminhada seja difícil e nos coloque no limite da resistência”, afirmou D. Manuel Linda.

 

Recordou a proposta da diocese do Porto para o Advento agora iniciado, salientando os elementos da estrela e do peregrino. “Como não podia deixar de ser, a nossa Diocese do Porto segue nesta direção. Por isso, na proposta de vivência deste Advento, usamos estes mesmos termos e concretizamos com uma expressão do poema cantado pela fadista Carminho, na Jornada Mundial da Juventude: “Tu és a Estrela. Eu sou o peregrino”. A luz da estrela é o mistério atrativo e entusiasmante do nosso Deus. O verdadeiro peregrino é cada um de nós, tal como os profetas, a Virgem e José, os Pastores, os Magos”, declarou D. Manuel Linda no final da sua homilia.

 

Apresentamos de seguida a lista dos instituídos nos Ministério de Leitores e Acólitos.

 

 

Leitores

Seminário Maior do Porto: Adão Mbije Vicente de Paço de Sousa, Penafiel, Emanuel de Freitas Cerqueira, de Galegos, Penafiel, João Paulo Viagem Lima, de São Mamede do Coronado, Trofa.

Seminário Redemptoris Mater: Ângelo Luís Abelhas Inácio de Guide, de Mirandela, Bernardo Augusto Passos Lima, de Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia.

Diaconado Permanente: Carlos Alberto Inês da Fonseca Martins, de Valongo, Luís Filipe Lima Vieira, de Foz do Douro, Porto, Luís Maciel Moreira Ribeiro, de Senhora do Porto, Paulo Manuel Marques da Costa, de Santo Adrião de Vizela, Rui Miguel Teixeira Ferraz, de Senhora do Porto.

 

 

Acólitos

Seminário Maior do Porto: José Manuel Silvares Máximo, de Abragão, Penafiel, Rui Filipe Ribeiro Soares, de Ermesinde, Valongo.

Seminário Redemptoris Mater: Isaias Higuera, de Fresno, EUA, João Nuno Marques Silva, do Funchal.

Diaconado Permanente: António Armindo Gomes de Sousa, de Nevogilde, Porto.