POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Vigararia Espinho-Ovar: visita pastoral à paróquia de Espinho


Entre os dias 14 e 19 de janeiro, a Paróquia de Espinho recebeu a Visita Pastoral de D. Manuel Linda e de D. Roberto Mariz. Num espírito de proximidade e dinamismo, os momentos vividos refletiram a força da fé e do papel social ativo da paróquia.

 

A Visita Pastoral à vigararia Espinho-Ovar teve a sua abertura oficial no dia 29 de novembro de 2024, em Cortegaça. Com a presença de D. Manuel Linda e de D. Roberto Mariz, o momento inaugural foi marcado pela mensagem de proximidade e esperança: “Será uma visita com os pés na terra e com o coração no céu”, afirmou D. Roberto. Complementando, D. Manuel Linda destacou a importância da unidade da comunidade: “Precisamos de todos. Todos somos membros da Igreja e por isso precisamos de estar juntos neste momento e celebrar a união da Diocese com as suas paróquias”.

 

Primeiros passos em Espinho

 

A visita teve início no dia 14 de janeiro, com a oração de abertura na Igreja Matriz com D. Roberto Mariz. Seguiu-se uma visita à Universidade Sénior e ao Hospital de Nossa Senhora d’Ajuda de Espinho, que integra a ULS de Gaia-Espinho, à Fábrica de panificação e pastelaria, a AIPAL, e à Cantina Social Paroquial, demonstrando o dinamismo social e comunitário que caracteriza a paróquia.

 

Ao início da noite celebrou a eucaristia e, depois do jantar com o setor sócio-caritativo, D. Roberto Mariz destacou que este é o rosto visível da Igreja no serviço ao próximo. Enfatizou ainda que a caridade não é uma opção, mas um dever intrínseco à vivência cristã, afirmando que “se dói é porque estamos vivos”. “Sentimos dor porque somos seres vivos, mas só quando sentimos a dor do outro é que somos humanos”, tal como disse o escrito russo Tolstoi. Partilhou ainda a sua experiência anterior em Braga. Este foi o setor com que mais trabalhou, frisando que é também aquele que mais se aproxima de quem não frequenta a Igreja. Reconheceu o trabalho exemplar da paróquia de Espinho neste campo, que, através de iniciativas como a cantina social, vive plenamente a missão de cuidar do outro. “A caridade só é verdadeira quando vem do mais profundo do nosso ser.”

 

 

A relação com Deus e o papel da comunidade

 

No segundo dia da visita pastoral, D. Roberto visitou os idosos e doentes da paróquia, assim como a Capela de São Pedro e a Associação Académica de Espinho. Após a eucaristia, na partilha final do dia com o setor profético, D. Roberto sublinhou a importância da relação com Deus no sacrário quando evangelizamos: “É ali que nos sentimos amados, é ali que sentimos a graça de sermos filhos do Pai. É dali que tem de partir qualquer encontro de catequese”. Encorajou ainda os presentes a desviarem-se do pessimismo e da maledicência para uma melhor atitude evangelizadora. “Não nos preocupemos com os frutos que colhemos, mas como os semeamos”.

 

No terceiro dia, D. Roberto conheceu os espaços e ambientes escolares, assim como algumas instituições culturais da cidade (Nascente e Escola de Dança Isabel Lourenço) e a Capela de Santa Maria Maior. Neste dia foi recebido na Câmara Municipal de Espinho, pela Presidente, Dra. Maria Manuel Cruz, por vereadores e funcionários camarários. A senhora presidente manifestou a honra de receber nos passos do concelho o Sr. Bispo e este falou da necessidade benfazeja da colaboração do poder autárquico com a paróquia, sem sobreposição, mas no respeito mútuo. Seguiu-se a celebração da eucaristia  e o encontro  com o setor litúrgico da paróquia, onde D. Roberto destacou a importância de fazermos tudo com beleza e dedicação. Sob o mote de Carlo Maria Martin, “Que beleza salvará o mundo?“, D. Roberto explica que “a beleza não é apenas o que se faz, mas o modo como se faz”. Felicitou o trabalho realizado pela paróquia, evidenciando a presença inspiradora do pároco Pe. Artur Pinto. O momento culminou com uma reflexão sobre a importância de cuidar bem, atitude que eleva qualquer comunidade cristã.

 

O papel social e a construção de futuro

 

No quarto dia, D. Manuel Linda visitou a Santa Casa onde celebrou a eucaristia com utentes, funcionários e mesários e visitou doentes. Foi recebido na Junta de Freguesia, que enalteceu o papel social da paróquia, especialmente através da Cantina Social que apoia diariamente cerca de 80 utentes. Em seguida celebrou a eucaristia e jantou com o setor comunitário e pastoral familiar onde reforçou o carisma social e o forte dinamismo da paróquia: “Espero que esse legado continue por muitos anos, porque o mundo de hoje precisa de uma Igreja dinâmica e ativa”, afirmou o bispo do Porto.

 

O quinto dia foi marcado pelo encontro com as coletividades locais, onde D. Manuel Linda reconheceu o importante papel das associações e apelou à prática do bem em todas as suas vertentes. Destacou-se ainda o facto de Espinho ser um concelho com elevado número de mulheres à frente de associações. O grande número de associações, nos mais diversos quadrantes, que conseguem cobrir todo o espectro social, reflete o dinamismo local e diz da bondade das gentes de Espinho.

 

O dia encerrou com um encontro inspirador para os 84 crismandos da paróquia, onde se refletiu sobre o sacramento da confirmação e a vocação para a santidade. D. Manuel Linda convidou os jovens a viverem uma fé viva: “Vivemos num mundo que nos desafia muito. O que peço a todos é que deem o melhor de vós. Só assim conseguimos ser o rosto de uma Igreja renovada”

 

 

Um futuro de esperança

 

Na Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral, D. Manuel Linda dirigiu-se aos crismandos com palavras de encorajamento: “Hoje nada acaba. Hoje começa tudo. É como construir uma casa. Os vossos pais e catequistas prepararam o projeto, deram-vos as ferramentas. Agora, cabe a vós concretizar este projeto”. O pároco Artur Pinto agradeceu, em nome da comunidade, a presença de D. Manuel Linda e de D. Roberto Mariz nestes dias, ressalvando a comoção e a disponibilidade de toda a paróquia para estar presente e acompanhar a visita. D. Manuel Linda retribuiu o agradecimento e o caloroso acolhimento da comunidade. Pediu aos recém-crismados que continuassem o legado da sua comunidade, concretizando o seu projeto de vida. “Sois vós o rosto simpático da Igreja”. Agradeceu ao padre Artur o trabalho e a dedicação testemunhados no dinamismo da paróquia nos vários setores e na alegria com que os jovens integram o mundo paroquial.

 

A Eucaristia contou ainda com a bênção da nova sede presidencial da Igreja Matriz de Espinho.

 

A Visita Pastoral à vigararia Espinho-Ovar segue agora para Anta, terminando em abril, em São Pedro de Ovar. Resta a certeza de que, em Espinho, a semente foi lançada, e os frutos serão colhidos com dedicação e esperança renovada.