POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Visita Pastoral à paróquia de Maceda


A Visita pastoral é a visita que o Bispo faz, às paróquias ou comunidades locais da sua Diocese, no pleno exercício do múnus de Ensinar, de Santificar e de Governar, em espírito de serviço e dedicação pastoral, enquanto Pastor que ama, cuida e orienta o povo do Senhor que lhe está confiado, entrando em contato mais direto com as angústias e preocupações, com as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança e vivência cristã na família, na comunidade paroquial e na sociedade.

 

Neste contexto, o Senhor Bispo auxiliar da Diocese do Porto, D. Roberto Mariz, foi acolhido na paróquia de Maceda (S. Pedro) entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março de 2025, em ambiente harmonioso, simpático e caloroso pelos seus paroquianos. Durante estes dias, a comunidade paroquial deu a conhecer com entusiasmo a sua maior riqueza: o seu povo e instituições.

 

A Visita pastoral ficou marcada pela ação apostólica que reflete a atitude de Jesus Cristo no encontro com o povo. Foi uma oportunidade singular para o bispo conhecer a realidade da paróquia, animar os fiéis, reavivar a comunhão eclesial e fomentar o diálogo com instituições e movimentos da sociedade civil.

 

 

O primeiro encontro da Visita ocorreu nas instalações da Base Aérea nº8 de Maceda. A Base é uma estrutura da Força Aérea Portuguesa que tem como missão garantir a prontidão das unidades aéreas e o apoio logístico-administrativo de unidades e órgãos nelas sediados, bem como a segurança interna e a defesa imediata.  O Sr. Bispo D. Roberto Mariz acompanhado pelo Sr. Padre Marcos e pelo Diácono Álvaro Pinto, foi recebido no Comando pelo Comandante Coronel Sérgio Lino de Almeida Estrela e pelo capelão Pe. Jorge Manuel dos Santos Gonçalves, onde foi demonstrada a relevância da missão e a integração na comunidade onde a base está sediada. A Visita terminou com almoço no local.

 

A Visita pastoral a uma paróquia representa um autêntico período de graça para a comunidade e instituições, deve proporcionar um momento especial de encontro e diálogo. No segundo dia a visita, ao Centro Social Paroquial São Pedro de Maceda, destacou nitidamente essa dinâmica, sendo uma oportunidade singular e um tempo de graça para estar junto dos utentes que usufruem das respostas sociais desenvolvidas pela IPSS e dialogar com D. Roberto Mariz. O ápice da visita foi marcado pela celebração da Eucaristia, e o rito Unção dos Doentes. Seguiu-se almoço convívio com os utentes, direção do Centro Social, colaboradores e corpo técnico, Fábrica da Igreja e fundador da Instituição, o Padre Florentino Sousa.

 

Da parte da tarde, deste segundo dia, visitamos alguns doentes da comunidade paroquial. A missão da Igreja no cuidado dos doentes está bem expressa no mandato de Jesus. A paróquia, enquanto realidade eclesial, alimenta-se da Palavra e vive a Caridade. Neste sentido, dedicamos um tempo para que o Sr. Bispo D. Roberto pudesse estar junto dos irmãos mais frágeis e doentes.

 

De seguida, visitamos o Supermercado Quim do Apeadeiro, negócio familiar, onde se destacou a importância na promoção do comércio local e de proximidade junto da comunidade. Posteriormente o Senhor Bispo foi recebido na Junta de Freguesia de Maceda pelo Sr. Presidente Miguel Silva, o seu executivo e pela presidente da Assembleia de Freguesia, Gracinda Costa, assim como por outras coletividades e associações e movimentos da freguesia que se associaram à iniciativa, com especial relevo para o Desporto Sénior que se associou em grande número.

 

D. Roberto Mariz expressou a gratidão pela colaboração da Junta de Freguesia e das outras associações e coletividades com a Paróquia e evidenciou que todos juntos, mantendo a identidade de cada um, contribuem para o desenvolvimento integral da comunidade. Visita terminou com “Porto de Honra”.

 

 

Já ao fim do dia, Eucaristia com a presença de todos os movimentos paroquiais na Igreja Matriz, jantar partilhado nas instalações do Salão Paroquial e, por fim, assembleia paroquial com os grupos litúrgicos (leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão, grupos corais, zeladores dos altares e do espaço de culto) e catequistas.

 

D. Roberto Mariz elucidou a importância da partilha para fortalecer os laços espirituais, ressaltando a contribuição vital de cada movimento para a missão da igreja paroquial. Neste encontro não deixou de evidenciar a importância de uma ação pastoral que deve ser cada vez mais exercício de comunhão entre o pároco e todos os outros colaboradores, ao mesmo tempo que apelou a um esforço cada vez maior na inovação pastoral, com a ajuda do conselho de pastoral paroquial, e agradeceu a colaboração voluntária e desinteressada de tantas pessoas que dão o seu tempo à Igreja.

 

A noite terminou com um momento festivo dinamizado pelo Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda, onde D. Roberto reconheceu o seu papel cultural e comunitário, reforçando a importância das tradições na expressão artística e na promoção da união das pessoas.

 

O terceiro dia iniciou com encontro cultural e revisitação a tradições características da Freguesia e história de Maceda, com a visita à Casa Museu, acompanhados pelo Presidente do Grupo de Danças e Cantares São Pedro de Maceda, Aníbal Moreira, que é o responsável pela dinamização da mesma.

 

A tarde continuou dedicada inteiramente à pastoral catequética da infância, adolescência e juventude e ao movimento escutista. A pastoral catequética é fundamental para o crescimento contínuo da Igreja, enquanto comunidade de crentes. São seus objetivos o aprofundamento da fé, em todas as idades, enquanto entendimento doutrinal, vivência existencial, celebração comunitária, iniciação à oração e testemunho dos valores do Evangelho no meio do mundo. D. Roberto esteve com a catequese da Infância e adolescência contatando com vários catequistas e crianças da catequese e também celebrou com as crianças e jovens. Salientou o papel único que os pais exercem na educação cristã dos filhos e também a ajuda que podem obter a partir da catequese paroquial, pois contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, ajudando-os a crescer na fé, na moral e na espiritualidade. Dedicou também umas palavras especiais para os crismandos, explicando que se trata de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre eles, invocando o Espírito Santo e os unge com óleo. O sacramento do Crisma consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

 

Estes foram momentos em que o Bispo pôde tomar contato com a realidade juvenil da paróquia, ouvir as suas ideias, partilhar as suas preocupações em relação à Igreja e ao Mundo e deixar a sua mensagem de encorajamento e incentivo para se prosseguir neste caminho de seguimento de Jesus Cristo.

 

A visita prosseguiu com um jantar convívio na sede dos escuteiros, onde realçou a importância do movimento na ligação à vida paroquial e destacou que a finalidade é a formação integral de crianças e jovens, tornando-os cidadãos ativos, sempre com o apoio de voluntários e à luz do Evangelho de Jesus Cristo e segundo a doutrina da Igreja Católica, que o agrupamento 1000 de Maceda professa, assume e difunde.

 

Foi evidenciado pelo chefe do agrupamento, Rubén Ribeiro, que o escutismo é escola de vida e lugar de transmissão da fé. O escutismo é, para as nossas crianças, adolescentes e jovens a concretização de uma Igreja que se deseja atenta à circunstância existencial de cada um, que acolhe e convida para esse caminho comum que todos temos pela frente, uma vida que queremos com sentido, uma existência plena.

 

O quarto e último dia, iniciou com a receção alegre e afetuosa ao Sr. Bispo D. Roberto, na capela de S. Geraldo, seguindo-se a eucaristia dominical onde ficou uma mensagem de unidade paroquial e dos contributos de uma Visita Pastoral.

 

A visita pastoral à Paróquia de Maceda culminou com a Eucaristia dominical, na Igreja Matriz, onde dezanove crismandos receberam o Sacramento da Confirmação. A celebração terminou com uma mensagem de agradecimento de um representante dos crismados ao Sr. Bispo e uma mensagem de gratidão aos movimentos paroquiais e ao senhor Bispo, pelo Pároco, Padre Marcos Silva. D. Roberto Mariz, no términus, transmitiu uma mensagem de esperança, enfatizando o papel da comunidade e a necessidade do envolvimento de todos, num espírito sinodal com a paróquia, com o Padre Marcos e com o Diácono Álvaro.