Bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz, esteve naquela paróquia da Vigararia de Santa Maria da Feira de 24 a 27 de outubro.
A Visita Pastoral à Paróquia de S. Cristovão de Nogueira da Regedoura, Vigararia de Santa Maria da Feira, pelo Senhor Bispo Auxiliar do Porto D. Roberto Rosmaninho Mariz, decorreu nos dias 24 a 27 de outubro de 2024, no ano em que a Igreja Matriz comemora o seu centenário.
A comunidade paroquial envolveu-se de forma entusiasta na preparação da Visita, através de encontros prévios do Conselho Pastoral Paroquial para a elaboração do programa da mesma, de forma a que todos pudessem experienciar o sinal da presença de Cristo, o bom Pastor no meio dos crentes e não crentes.
Sob o Lema “Na alegria da fé e proximidade comprometida”, a visita teve início com um tempo de oração na Igreja Paroquial com toda a comunidade, seguida da visita à Junta de Freguesia, à Associação de Desenvolvimento de Nogueira da Regedoura e um encontro com a Associação dos Alcoólicos Anónimos, testemunhando assim uma Igreja fora de portas atenta e valorizando o trabalho das instituições ao serviço das pessoas.
Tivemos oportunidade também de celebrar a eucaristia com toda a comunidade e de seguida um jantar de boas vindas com o Conselho Económico Paroquial.
Mais tarde, um encontro com Conselho da Pastoral Paroquial onde estiveram representados todos os grupos pastorais, os quais tiveram a oportunidade de apresentar o seu trabalho pastoral nas diferentes áreas: social, evangelizadora e Litúrgica, partilhando as suas vivências, dificuldades e projetos para o futuro. Sr. D. Roberto agradeceu o trabalho de cada grupo, relembrando que somos uma Igreja sinodal com os três pilares fundamentais: comunhão, participação, missão.
O segundo dia da visita, D. Roberto teve a oportunidade de visitar os doentes, e o Centro Social S. Cristóvão, mais uma vez, o rosto de uma Igreja fora de portas junto dos mais frágeis.
O fim do dia culminou com a Celebração da Eucaristia seguindo-se um jantar com todos os membros dos grupos pastorais, seguido de um encontro de partilha e oração. Um encontro intergeracional, crianças, jovens, adultos e idosos partilharam a alegria do encontro, a alegria de ser Igreja.
D. Roberto agradeceu o empenho de todos, especialmente ao Sr. Padre Gonçalo, na sua missão pastoral com mais de cinquenta anos a orientar a paróquia. Reforçou mais uma vez a importância de sermos uma Igreja Sinodal chamados a viver numa profunda relação com Deus e com os outros, comunhão. Todos temos um papel ativo na Igreja, onde a contribuição de todos é valorizada, permitindo que a Igreja se enriqueça com a experiência e os dons de cada pessoa, participação. Todos temos uma Missão, levar a Boa Nova a todos.
Na tarde Sábado, no encontro com todas a famílias da catequese da Infância e Adolescência, D. Roberto apelou à importância da família na vivência da fé, ao papel único que os pais exercem na educação cristã dos filhos e também a ajuda que podem obter a partir da catequese paroquial.
Seguiu-se um encontro com todas as coletividades, culturais e desportivas, que apresentaram a D. Roberto o seu trabalho na comunidade em prol do bem estar de todos, através do desporto e da cultura salientado as vivências das tradições.
Ao fim da tarde de sábado na Eucaristia, com todas as crianças, adolescentes e jovens e respetivas famílias, D. Roberto desafia todos tendo em conta a Palavra:” Tal como Bartimeu, deita fora o que não te faz falta; dá um Salto e encontra-te com Jesus”
A visita terminou no domingo, com a celebração do Crisma paroquial, tendo sido crismados 22 jovens provenientes da catequese paroquial. Nas suas palavras, D. Roberto incentivou os jovens a não se deixarem vencer pelo medo ou pela inércia, mas, apoiados pela força do alto, darem testemunho da fé que nesta ocasião professam.
Foram quatro dias intensos cheios de alegria, partilha e comunhão, agradecendo em nome de toda a paróquia a presença de D. Roberto na nossa comunidade, a sua disponibilidade e proximidade, e por ser um “Pastor com cheiro de ovelhas”.