XX Encontro de Alunos EMRC: espaço de Liberdade

No ano em que se comemora o 50º aniversário da Revolução de Abril, o Secretariado Diocesano de EMRC da Diocese do Porto dinamizou a sua 20ª edição do Encontro Diocesano dos Alunos de EMRC com o mote “EMRC: espaço de Liberdade”.

Milhares de alunos inscritos nesta disciplina e centenas de professores de EMRC e de outras disciplinas, encontraram-se, no passado dia 17 de maio, no Parque Oriental da Cidade do Porto para assinalar, neste espaço e para além dele, em todos os lugares da Diocese do Porto em que EMRC se faz presente na oferta educativa de muitas das suas escolas e colégios.

Com a participação de 82 escolas / colégios, provindos de todos os quadrantes da área geográfica da Diocese do Porto e correspondentes à quase totalidade dos 26 concelhos que integra (17 dos quais pertencentes ao distrito do Porto, 8 ao distrito de Aveiro e 1 ao distrito de Braga), este dia quis simbolizar o espaço que EMRC ocupa nas escolas, como sinal e lugar de educação para os valores, de que a Liberdade é exemplo perfetível. A natureza e finalidade de EMRC, de oferta obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino, do 1º ao 12º ano, e de frequência facultativa – cujo exercício do direito de frequência compete ao encarregado de educação e aos alunos maiores de 16 anos – contribui sobremaneira para o processo de humanização e personalização dos jovens para que se tornem cidadãos ativos e interventivos, esclarecidos e íntegros, inteligentes e competentes, para pautar a sua condição existencial por princípios e valores ético-morais que iluminem e dêem sentido à sua vida e à dos outros. É no espaço e neste tempo propiciado pela aula de EMRC que muitas vezes os alunos exercitam a liberdade de ser, de (se) questionar, de se ocuparem de questões emergentes sobre si e sobre o outro e de (se) resolverem grande parte das suas inquietações e questões existenciais. É neste lugar, de opção livre e, portanto, esclarecida, que muitos pais, encarregados de educação e alunos preenchem alguns outros espaços, tempos e intervalos vazios, conferindo-lhes sentido pedagógico e formativo. Foi neste espírito que o Parque Oriental do Porto acolheu, geográfica e simbolicamente, estes professores e alunos de EMRC. Num dia marcado por um ambiente repleto de pessoas, os participantes tiveram à sua disposição diversas atividades desportivas, lúdicas, recreativas e culturais, emolduradas pela alegria do encontro, do convívio, da socialização e da inclusão, valores estes inscritos no que prefigura o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, designadamente na área do relacionamento interpessoal e interação com os outros em contextos diversificados.

Como momento cimeiro do dia, o encontro acolheu a presença de D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto, que fez questão de se associar a este evento e que foi acolhido pelos milhares de participantes que o receberam em clima de festa e de alegria. Assistindo à atuação musical de diversos alunos que subiram ao palco e da Orquestra Juvenil de Bonjóia, D. Roberto dirigiu aos presentes uma palavra de afeto e de incentivo a prosseguirem este percurso de formação humana e cristã e concorrerem para a construção de uma sociedade cada vez mais humanizada, salientando quatro valores educativos preconizados pela disciplina de EMRC: a liberdade, a fraternidade, a entreajuda e o respeito pela dignidade do outro.

A todas as pessoas e entidades envolvidas, nomeadamente a Ágora – Cultura e Desporto do Porto, Polícia Municipal, Direção Municipal de Mobilidade e Transportes, Departamento Municipal de Proteção Civil, Departamento Municipal de Gestão de Espaços Verdes, Empresa Municipal Águas do Porto, PSP e Cruz Vermelha, o Secretariado Diocesano de EMRC do Porto dedica uma palavra de agradecimento pelo apoio prestado, cujo sucesso se ficou igualmente a dever a todos os alunos, professores e diretores de agrupamentos de escolas que se associaram a esta edição.