D. Manuel Linda afirma que os bispos de Portugal «procuram o melhor» para todas as dioceses.
O bispo do Porto disse à Agência ECCLESIA que a visita ‘Ad Limina’ do episcopado português à Santa Sé foi uma ocasião de afirmar a necessidade de trabalhar em conjunto e aproximar os “parâmetros da pastoral” nas várias dioceses.
“Vamos mais animados, vamos mais sinodais e, porventura, entrelaçamos as nossas forças porque o nosso Portugal é um país – temos 21 dioceses – mas somos uma realidade relativamente pequena comparado, por exemplo, com o Brasil e, por isso mesmo, a nossa pastoral tem de ser cada vez mais unitária”, afirmou.
D. Manuel Linda, “em Viana do Castelo ou em Faro, no Algarve, na Guarda ou em Aveiro, as realidades sociológicas são diferentes, mas os grandes parâmetros da pastoral têm de ser os mesmos”.
O bispo do Porto afirma que não foi realizado um debate para chegar a estas decisões, mas trata-se de uma conclusão que sentida “instintivamente” durante uma semana considerada por D. Manuel Linda “extraordinária”.
“Uma Santa Sé solicita para nos ajudar a resolver problemas que vão surgindo, um Santo Padre sempre compreensível e muito oportuno em todas as intervenções e um colégio episcopal, isto é um conjunto de bispos em Portugal, absolutamente unidos, absolutamente sinodais e, portanto, que procuram o melhor para todas as Igrejas que existem em Portugal, isto é, todas as dioceses”, disse o bispo do Porto.
D. Manuel Linda lembrou que os encontros dos bispos de Portugal numa Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa acontecem com uma agenda de trabalhos que tem de conduzir a decisões, à análise de documentos e à necessidade de “tomar posições” sobre determinados assuntos.
“Aqui é no sentido de darmos as nossas informações à Santa Sé e recebermos orientações. Isto é, todos estamos num plano de, simultaneamente, de intervenção e de receção”.
“Esta semana ajudou-nos muito, embora fosse muito cansativa”, disse D. Manuel Linda.
Os bispos de Portugal encontraram-se com 15 organismos da Santa Sé entre segunda e quinta-feira, e, na sexta encontraram-se durante quase duas horas com o Papa Francisco.
Participaram na visita ‘Ad Limina’ 20 bispos diocesanos, cinco bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja, dois bispos eméritos e o secretário, padre Manuel Barbosa.