Arcebispo de Erbil estará no Porto para recordar o martírio dos cristãos no Iraque

Nos 10 anos da invasão da Planície do Nínive pelo grupo terrorista Daesh, que levou à fuga em 2014 de cerca de 100 mil pessoas, D. Bashar Warda visita Portugal, começando pelo Porto onde vai decorrer a “Noite das Testemunhas”. Uma iniciativa para dar voz ao martírio dos cristãos no Iraque. Estarão expostos objetos que foram profanados pelos jihadistas. Será na noite de 25 de outubro pelas 21h00 na Igreja dos Redentoristas no Porto com a presença de D. Manuel Linda.

Numa organização da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o arcebispo de Erbil vai estar em Portugal, no Porto, em Aveiro e Lisboa, para um conjunto de encontros nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Vem assinalar os 10 anos da invasão da Planície do Nínive pelo grupo terrorista Daesh que levou à fuga em 2014 de cerca de 100 mil pessoas.

A primeira paragem será na cidade do Porto, onde D. Bashar Warda se encontrará com D. Manuel Linda, bispo do Porto, na Igreja dos Redentoristas, na sexta-feira 25 de outubro, pelas 21h00. Ali terá lugar a “Noite das Testemunhas”, um evento que a Fundação AIS organiza pela primeira vez em Portugal e que tem o objetivo de dar voz a protagonistas da Igreja que sofre no mundo. Nesse encontro, que decorrerá na cidade do Porto, o arcebispo de Erbil irá recordar o que tem sido o martírio dos cristãos no Iraque.

Significativo, também, é o facto de, em todos os eventos em que D. Bashar Warda vai participar em Portugal vão ter patente uma exposição temporária de objetos religiosos profanados precisamente pelos jihadistas do Daesh durante os anos em que aterrorizaram as terras da Planície de Nínive. Alguns destes objetos estiveram expostos na Basílica dos Mártires, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em agosto do ano passado. Entre eles, há um que se destaca: o cálice destruído por uma bala dos terroristas numa das igrejas cristãs profanadas.

Assim, D. Bashar Warda, arcebispo de Erbil vai estar no Porto, na Igreja dos Redentoristas, a 25 de outubro às 21h00, onde será o protagonista principal da “Noite das Testemunhas”. No dia seguinte, Sábado, 26 de outubro pelas 10h30, ainda na cidade Invicta, participará no Fórum Ecuménico Jovem, que terá lugar no auditório do Perpétuo Educação e Cultura, de onde seguirá para Aveiro, para a Paróquia Gafanha da Encarnação. Aí, pelas 16h30, haverá uma conferência a que se seguirá a celebração da Eucaristia. Finalmente, no domingo, 27, D. Warda irá concelebrar a Eucaristia que será presidida por D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa. A celebração terá transmissão em direto pela RTP1, às 10h30, a partir da Igreja do Santo Condestável, em Lisboa.

Recordemos que foi no início de agosto de 2014 que o grupo jihadista Daesh (autoproclamado Estado Islâmico) assumiu o controlo das terras bíblicas da Planície de Nínive, no Iraque, dando origem a uma das maiores fugas de que há memória nos tempos recentes de uma comunidade religiosa. Na madrugada de 6 para 7 desse mês, cerca de 100 mil pessoas, na sua esmagadora maioria cristãos, protagonizaram um êxodo dramático rumo a Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano.

Esta situação, há 10 anos, deixou bem visível aos olhos do mundo a enorme vulnerabilidade em que se encontrava – e encontra – a comunidade cristã neste país do Médio Oriente. Durante o tempo de ocupação dos jihadistas, assistiu-se à destruição de igrejas e capelas e casas de habitação, enquanto as famílias cristãs procuravam sobreviver em campos de deslocados que foram sendo improvisados na região de Erbil.

Foram milhares de pessoas que fugiram sem nada, praticamente apenas com a roupa que traziam vestida, e que só sobreviveram graças a uma formidável campanha de solidariedade da Igreja em todo o mundo, campanha em que a Fundação AIS teve grande protagonismo. O regresso a casa, após a derrota dos terroristas, em 2017, marcou outra fase significativa da vida dos cristãos do Iraque. Precisamente para falar de tudo isto, a Fundação AIS convidou o arcebispo de Erbil para vir a Portugal para dar testemunho da fé deste povo.

Esta é a segunda vez que D. Bashar Warda vem a Portugal. Em 2016, também a convite da Fundação AIS, o arcebispo esteve na Sociedade de Geografia, em Lisboa, para a apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, evento que contou também com a presença do carmelita Aurélio Gazzera, que o Papa Francisco nomeou, em fevereiro deste ano, como Bispo coadjutor de Bangassou, na República Centro-Africana.