Azevedo: Festa ao Padroeiro São Pedro com a presença de D. Vitorino Soares

De 27 a 30 de Junho de 2024 decorreu na Paróquia de São Pedro de Azevedo, Campanhã, Porto a festa de honra e celebração do seu Padroeiro, São Pedro, fundador da Igreja e Primeiro Papa que congregou os Apóstolos na Igreja de Cristo.

A Festa iniciou a 27 com o Coro “Musicom” e com os alunos de Música do Curso de Música Silva Monteiro e do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, foi um particular momento musical de excelência. No dia 28 tivemos a alegre presença na Eucaristia de Vigília em Honra de São Pedro e São Paulo de Sua Excelência Reverendíssima D. Vitorino Soares, bispo Auxiliar do Porto, que com as suas palavras e ensinamentos partilhou connosco três pontos chaves para cristãos vivos e ativos e para um caminho de transformação: o caminho da fé, a oração e a conversão. No final da Eucaristia tivemos um porto de honra, onde D. Vitorino fez questão de partir e distribuir o bolo, assim como de conhecer as pessoas que mais ativamente colaboram com a Paróquia e nesta situação com mais em concreto com a festa.

No dia 29, dia grande do Padroeiro, percorremos as ruas da paróquia numa arruada de bombos e gigantones, procurando levar um pouco de alegria pelas ruas às pessoas, ruas estas que por vezes parecem desabitadas e sem alma. Continuamos este dia com a Eucaristia em honra de São Pedro, com as palavras do nosso pároco, Cónego Milheiro, que nos falou de Pedro como um Homem forte e congregador de homens. Concluimos a nossa festa a dia 30 com a procissão, iniciando com a realização e construção da nossa grande e orgulhosa passadeira de flores para a Procissão que saiu pelas 17:30h e percorreu as principais ruas da paróquia, acompanhada pela Fanfara de São João de Oliveira do Douro e pelo nosso Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, que muito tem feito para ajudar o povo e as gentes de Campanhã.

Foram grandes momentos de convívio e reencontro entre as pessoas, sobretudo aqueles que, ou moram longe ou estão emigrados e que veem na Festa ao Padroeiro um ponto de encontro. Como referiu o nosso Pároco, Pedro era um Congregador e Paulo um Evangelizador, foi esta festa um momento de congregação e, sobretudo de evangelização, não só com as solenes eucaristias, como com a grandiosa procissão, cujos andores foram belamente enfeitados pelas gentes da terra. A Comissão de Festas a São Pedro, agradece muito a presença de D Vitorino e de todos aqueles que colaboraram para que esta festa fosse um claro momento de comunhão e fraternidade para todas as idades e onde os jovens estiveram em força na preparação e na elaboração e ornamentação da festa e da Igreja.