Foi apresentada a Visita Pastoral à Vigararia de Gondomar que vai decorrer de outubro a dezembro deste ano. D. Manuel Linda sublinhou na ocasião que a Visita Pastoral é também a proposta de um espaço de encontro para “refletir o que nos parece melhor para que a nossa Igreja seja mais viva”.
No domingo 22 de setembro foi apresentada no salão paroquial de Fânzeres a Visita Pastoral à Vigararia de Gondomar que vai decorrer de outubro a dezembro deste ano. Uma sessão que encheu de fiéis aquele espaço da paróquia de Fânzeres, na presença dos párocos da Vigararia, numa organização do padre Vítor Ramos, pároco de Rio Tinto e do padre Tiago Dias, pároco de S. Pedro da Cova, respetivamente Vigário e Vigário Adjunto daquela vigararia.
Esteve presente na sessão o bispo do Porto, D. Manuel Linda, com o bispo auxiliar D. Joaquim Dionísio que acompanha a Vigararia de Gondomar. D. Manuel Linda recordou que “as Visitas Pastorais são uma obrigação muito antiga” que no passado tinham uma intenção de “inspeção” da vida das comunidades paroquiais.
Hoje em dia, contudo, a Visita Pastoral é sobretudo um momento para “dar ânimo às comunidades”, declarou D. Manuel Linda.
O bispo do Porto sublinhou que a Visita Pastoral é também a proposta de um espaço de encontro para “refletir o que nos parece melhor para que a nossa Igreja seja mais viva”. Neste sentido assinalou a importância da organização e animação dos Conselhos Económico e Pastoral na vida das comunidades paroquiais.
Por sua vez, D. Joaquim Dionísio sublinhou a importância da organização da Visita Pastoral como uma “oportunidade” de dar lugar à “escuta” das populações e das comunidades. Para que “não fiquemos apenas nas palavras”, acrescentou.
“Toda a ação pastoral parte sempre da proximidade”, disse o bispo auxiliar do Porto.
A Vigararia de Gondomar é composta por 11 paróquias: Baguim do Monte, Rio Tinto, Fânzeres, Valbom, São Cosme, Jovim, S. Pedro da Cova, Foz do Sousa, Medas, Melres e Covelo.
Na apresentação da Visita Pastoral feita nesta sessão pública, o padre Vitor Ramos, vigário da vara, sublinhou que “a Vigararia de Gondomar é das mais populosas” da diocese do Porto, “com mais de 150 mil habitantes”. Uma Vigararia que “apresenta um contexto social muito heterogéneo que se revela na vida das comunidades. As paróquias mais próximas do Porto são marcadamente urbanas, enquanto que as paróquias do alto concelho são mais rurais”, referiu o padre Vítor.
“O concelho de Gondomar foi terra de acolhimento para milhares de pessoas que, em busca de uma vida melhor no Porto, escolheram Gondomar para viver. O ambiente suburbano e urbano constitui um grande desafio à evangelização. A prática dominical não ultrapassará os 5%. Regra geral as paróquias, além da igreja matriz, têm outros centros de culto e pastoral (capelas), com celebração eucarística e catequese”, assinalou.
A nível social na Vigararia de Gondomar existem 3 centros sociais paroquiais em Baguim do Monte, Rio Tinto e Foz do Sousa, não esquecendo a Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar.
Na Vigararia de Gondomar registam-se várias presenças de casas religiosas: os padres Dehonianos, no seminário da Portelinha, em Fânzeres; os padres Capuchinhos, em Gondomar; as Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, na Quinta da Azenha e com o Externato de Santa Margarida e as Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, com o Colégio Madre Isabel Larrañaga.
O padre Tiago Dias, vigário adjunto, sublinhou, na sua intervenção, a especial importância da Visita Pastoral, como sendo “o momento e o tempo em que o bispo da diocese ou um seu bispo auxiliar visita cada uma das paróquias, procurando conhecer a realidade das mesmas, nas suas alegrias, projetos, dificuldades e problemas, num gesto de proximidade ao povo cristão que as constitui e dinamiza”.
O padre Tiago Dias salientou ainda que a Visita Pastoral é também espaço para “procurar conhecer e visitar a comunidade onde a paróquia se encontra e vive”, destacando que neste âmbito o bispo visita as autarquias, as instituições e associações do território da Vigararia. E também isso vai acontecer em Gondomar.
A Visita Pastoral à Vigararia de Gondomar terá solene encerramento com uma celebração vicarial na Igreja dos Capuchinhos, em Gondomar, no domingo 19 de janeiro de 2025, pelas 15.30h, marcando assim a abertura oficial da celebração do Jubileu na Vigararia de Gondomar.