POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Bispo do Porto afirmou que “ser escuteiro é viver” em “atitude de peregrino”


“Nem a Igreja atual seria a mesma sem o Escutismo, nem este sem aquela”, declarou D. Manuel Linda na celebração na Catedral do Porto que assinalou os 100 anos do Escutismo Católico na diocese do Porto.

 

Na quarta-feira dia 05 de fevereiro o bispo do Porto presidiu a uma Missa de Ação de Graças no centenário da presença na diocese do Corpo Nacional de Escutas. Uma fundação em 1925 na paróquia do Bonfim, também em Ano Santo, como aquele que estamos a viver, referiu D. Manuel Linda.

 

Para o bispo do Porto “ser escuteiro é viver permanentemente” em “atitude de peregrino”. “Nem a Igreja atual seria a mesma sem o Escutismo, nem este sem aquela”, declarou D. Manuel Linda na celebração na Catedral do Porto.

 

Na sua homilia, D. Manuel Linda sublinhou as atividades do escutismo que possibilitam a atitude de peregrino: “as noites passadas em campo, as viagens exteriores e interiores, as dores do caminho, as conversas tidas, as lágrimas choradas, as músicas cantadas, os sorrisos partilhados”.

 

“O sorrir cansado, gasto, mas feliz, de um escuteiro ao regressar a casa, depois de um acampamento, é o rosto visível do sucesso do escutismo. Somos peregrinos sempre com esperança”, salientou D. Manuel Linda.

 

No final da sua reflexão, o bispo do Porto deixou uma especial mensagem de bom augúrio para todos os escuteiros, suas famílias e para o futuro do escutismo: “Caros Dirigentes, Assistentes, Escuteiros e famílias, parabéns! Que a semente do bem que nos chegou pelo Escutismo Católico nestes cem anos, se multiplique vezes sem conta”.

 

De seguida foi lançado um livro sobre um século de história do escutismo na região do Porto. Na diocese do Porto existem cerca de 9000 escuteiros, distribuídos por 122 agrupamentos e 7 núcleos.

 

O escutismo foi fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, com o objetivo de proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

 

O Corpo Nacional de Escutas foi fundado a 27 de maio de 1923, e é a maior associação de juventude em Portugal, com mais de 72 mil elementos, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos em 20 regiões.