A celebração “Ora arranca” reuniu os jovens da diocese no início das suas atividades pastorais após o tempo de férias. D. Manuel Linda pediu-lhes para continuarem a consulta “Porto que procuras? Vinde e Vede”.
A Catedral do Porto encheu-se para a celebração que marca o início das atividades juvenis na Diocese do Porto em cada ano. “Ora arranca” é a iniciativa que reúne os jovens para recomeçarem a sua caminhada de Fé após o tempo de férias.
Oração, palavra, música, luz, adoração foram condimentos de uma especial vigília organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) do Porto no sábado 5 de outubro.
Na ocasião, D. Manuel Linda disse aos jovens para se deixarem guiar pelo Espírito Santo para serem “discípulos amados” de Cristo, numa clara alusão ao tema proposto este ano pelo SDPJ: “Discípulos amados pela esperança”.
“Só o Espírito Santo faz nascer a esperança”, disse o bispo do Porto pedindo aos jovens para continuarem a consulta iniciada em 2024 com o projeto “Porto que procuras? Vinde e Vede”.
Recordemos que em fevereiro deste ano de 2024, o bispo do Porto convocou os jovens para um processo de escuta. Numa Carta aos jovens da diocese do Porto, D. Manuel Linda pediu que se “encontrem novas dinâmicas, novas linguagens e novos caminhos para os tempos atuais e futuros da Igreja do Porto”.
No final da vigília “Ora arranca”, o bispo do Porto lançou aos jovens a missão especial de marcarem o ritmo da diocese. “Não vos esqueçais que a vossa passada vai marcar o ritmo da diocese do Porto”, disse D. Manuel Linda na conclusão da celebração.