Segundo informa o Jornal de Angola na sua edição de 16 de julho 2024, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, vai presidir à peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima entre 29 de agosto e 1 de setembro no município da Quiçama na província de Luanda. Estão previstos “mais de um milhão de fiéis”, revela o jornal.
Foi D. Emílio Sumbelelo, bispo da diocese de Viana, quem anunciou à imprensa, no final de uma audiência com o governador de Luanda, Manuel Homem. “Este ano, quisemos convidar o bispo do Porto, que dará esta alegria à nossa peregrinação”, declarou.
“D. Emílio Sumbelelo informou que os peregrinos começam a chegar à vila da Muxima no dia 29 de agosto, para o início das catequeses e das celebrações religiosas. No dia 31 de agosto, explicou, é feita a abertura oficial da missa da peregrinação, cujo encerramento acontece a 1 de setembro”, refere o texto da publicação angolana.
O jornal de Angola informa ainda que D. Emílio Sumbelelo “garantiu que neste ano vai ser dada a continuidade da romaria passada, com saída da imagem peregrina pelas dioceses próximas à Arquidiocese de Luanda, passando por Caxito e Viana, antes de seguir da ponte da Cabala até à vila da Muxima”.