POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Bispo do Porto visitou a paróquia de Rio Tinto


D. Manuel Linda visitou nos dias 5 a 8 de dezembro a paróquia de S. Cristóvão de Rio Tinto, na vigararia de Gondomar, onde é pároco o padre Vítor Ramos.

 

A freguesia civil de Rio Tinto tem, de acordo com os últimos censos, mais de 51 mil habitantes, dos quais cerca de 10 mil vivem na área que pertence às paróquias de Pedrouços e do Corim, vivendo os restantes na paróquia de Rio Tinto.

 

D. Manuel Linda iniciou a visita no dia 5 de dezembro, sendo acolhido na Junta de Freguesia, recebido pelo Presidente da Junta e demais membros do executivo. Seguiu-se a visita à Universidade Sénior de Rio Tinto, onde pode conhecer a grande dinâmica desta instituição. Foi igualmente conhecer o Centro Social de Soutelo, importante instituição social de Rio Tinto, seguindo-a visita à esquadra da PSP e um encontro com os elementos da conferência vicentina. Terminou o dia com um encontro com o conselho económico paroquial e com os corpos sociais do Centro Social da Paróquia de Rio Tinto.

 

No dia 6 de dezembro, a visita começou com a visita à Obra ABC, instituição social fundada pelo sacerdote dehoniano Ivo Tonelli e que está a cargo da congregação dos padres dehonianos. No Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, o bispo do Porto celebrou a eucaristia com os idosos, seguindo-se uma breve visita às instalações. De seguida, deslocou-se à Associação Mutualista de S. Bento das Peras e visitou duas associações desportivas: Sport Clube de Rio Tinto e o Clube Atlético de Rio Tinto. À noite realizou-se a Assembleia Paroquial, com a presença de quase uma centena de pessoas, onde os representantes dos vários grupos e movimentos que corporizam a pastoral da paróquia de Rio Tinto deram a conhecer a vida desta grande comunidade. No final, o Sr. Bispo dirigiu a todos uma palavra de incentivo: continuem!

 

Durante estes dois primeiros dias, D. Manuel Linda pôde visitar os centros de culto da paróquia que, atualmente, já não têm culto semanal (Campainha, Rebordãos e Senhor do Calvário).

 

O dia 7 de dezembro começou com a visita a várias instituições da freguesia de Rio Tinto, a saber: a Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto, o Orfeão de Rio Tinto e os Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto. Ao início da tarde, D. Manuel Linda visitou a sede do agrupamento de escuteiros CNE 229, seguindo-se celebração da eucaristia na Capela de S. Sebastião, num ambiente de festa e alegria. A meio da tarde, o Sr. Bispo foi acolhido pela catequese de toda a paróquia no adro da Igreja Matriz, seguindo-se a Eucaristia das famílias da catequese na Cripta/Igreja de Santa Maria de Rio Tinto. De seguida, o Sr. Bispo visitou e celebrou na Capela de N.ª Sr.ª da Ponte, onde foi festivamente recebido. À noite, numa interessante tertúlia, D. Manuel encontrou-se com os adolescentes e jovens da paróquia.

 

 

No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, o Sr. Bispo celebrou na Capela de N.ª Sr.ª do Amparo (na Venda Nova), concluindo com um belo convívio. Às 10.30h D. Manuel Linda era recebido em festa pelos paroquianos no adro da Igreja Matriz, aos acordes da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto, seguindo-se às 11h a Missa Solene na Cripta. Na homilia, D. Manuel Linda apresentou o modelo de Maria Imaculada, que se voltou sempre para o Senhor, ao contrário do primeiro casal humano, que se escondeu de Deus. Num tempo de mudança cultural e de crescente descristianização, o Bispo do Porto exortou a comunidade de Rio Tinto a ser fermento de Deus neste tempo e mundos novos. No final, o Pe. Vítor Ramos agradeceu às instituições, à autarquia, à comunidade paroquial e ao Sr. D. Manuel Linda. Os paroquianos ofereceram uma imagem de madeira de S. Bento das Peras, com as insígnias prelatícias (mitra, cruz, báculo e base) em prata.

 

A paróquia de Rio Tinto tem nas suas origens uma forte marca beneditina, fruto da existência, entre o séc. XI e o séc. XVI, dum mosteiro de beneditinas, sendo grande a devoção a S. Bento «das Peras», belíssima imagem barroca, em que o S. Bento está vestido com as vestes prelatícias do abade mitrado.

 

A visita pastoral do Bispo do Porto foi um momento profundamente marcante para esta grande comunidade. Obrigado D. Manuel Linda!