Acaba de sair o fascículo 65 do boletim da diocese do Porto «Igreja Portucalense», referente ao período maio a agosto de 2024, reunindo em 278 páginas um conjunto de textos distribuídos pelas secções habituais.
Em «Da Sede de Pedro», a revista apresenta a crónica da Santa Sé referente ao período do fascículo, da autoria de José M. Pacheco Gonçalves, sob o título «Redescobrir, anunciar, construir a esperança», acompanhada por alguns textos pontifícios que a ilustram, designadamente a carta de Francisco aos párocos no seguimento do Encontro Internacional «Os Párocos em prol do Sínodo», bem como duas homilias em que já emerge a convocação do Jubileu de 2025.
Em «Atos Episcopais», reúnem-se dois documentos da Conferência Episcopal Portuguesa: o relatório da segunda fase da consulta sinodal e as conclusões do Congresso Eucarístico Nacional. Juntam-se-lhes dez homilias e quatro intervenções de D. Manuel Linda, bispo do Porto, respeitantes ao período do fascículo, entre as quais a nota «Para uma revalorização do nosso Centro de Cultura Católica», na ocasião da sua transferência de instalações. Entre as homilias, destacar-se-ão as proferidas na celebração das ordenações presbiterais de julho e na peregrinação ao Santuário da Senhora da Muxima (Angola), em agosto.
Em «Instâncias de Corresponsabilidade», o boletim acompanha, através de um comunicado da Comissão Permanente, a sessão do Conselho Pastoral Diocesano de 4 de maio, dedicada à preparação do Plano Diocesano de Pastoral para 2024/2025 e da celebração do Ano Santo.
O fascículo publica também integralmente o Plano Diocesano de Pastoral para 2024/2025, sob o título «Com todos e para o bem de todos. Peregrinos de esperança. 2024/2025», marcado pela celebração do Jubileu, pela receção diocesana do Sínodo e a promoção de uma cultura do cuidado.
Em «Secretariados», dá à estampa um texto do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, com o título «Peregrinar com esperança, pelos dias: dom e treino» que reflete a atividade programada pelo Secretariado para o ano pastoral 2024/2025, em contexto de Ano Santo.
Na secção «Estudos», Domingos Areais publica um artigo que resulta de uma ação de formação que desenvolveu a pedido do Secretariado Diocesano da Educação Cristã sobre «Acompanhar Jesus como discípulos no Evangelho de Marcos», em três módulos, desde o chamamento dos discípulos até à sua paixão, morte e ressurreição.
Em «Figuras e factos», Manuel Correia Fernandes relembra o 25 de Abril nas páginas do semanário diocesano Voz Portucalense e Sérgio Leal publica um texto sobre o encontro de párocos realizado em Roma no contexto do processo sinodal. Publica-se ainda a homilia de D. António Taipa na celebração dos 25 anos da sua ordenação episcopal, bem como dois textos alusivos ao documento de estudo do Dicastério para a promoção da Unidade dos Cristãos «Bispo de Roma: Primado e sinodalidade nos diálogos ecuménicos e nas respostas à encíclica “Ut unum sint”», dando conta da sua apresentação em junho passado.
Em «Livros», sob o título «Aquele buraco em forma de Deus…», Manuel Monteiro Mendes apresenta o livro «Fé, esperança e carnificina» de Nick Cave e Seán O’Hagan (Lisboa: Relógio D’Água, 2022).
O fascículo da revista encerra-se com «Registos – Cúria Diocesana», evocando os presbíteros falecidos e reunindo nomeações e decretos relativos ao período.
A «Igreja Portucalense», fundada por D. António Ferreira Gomes em 1970, publicou-se em 1ª série até 1984 e retomou a publicação a partir de 2003, por iniciativa de D. Armindo Lopes Coelho. Servindo de repositório de textos, documentos e legislação diocesana, bem como de legislação mais geral, interessa-se também pela informação e formação pastoral, designadamente a emanada ou referente às estruturas e organismos diocesanos, assim como pela reflexão e diálogo eclesial e com o mundo da cultura.
A assinatura anual, que integra três fascículos, pode ser realizada, pelo valor de 35 €, para o seguinte endereço: Igreja Portucalense | Casa Episcopal | Terreiro da Sé | 4050-573 PORTO | secretariavp@gmail.com
O fascículo avulso tem um custo de 12,50 €.