POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Conclusões do Encontro Ibérico das Comunicações Sociais 2024


As Comissões Episcopais para as Comunicações Sociais de Portugal e Espanha reuniram-se na Diocese de Canárias de 4 a 6 de novembro, no seu encontro anual, onde partilhamos as atividades do último ano e abordamos temas de interesse comum. Este ano, o tema proposto foi “Comunicação institucional na Igreja”.

 

A situação dramática vivida em Valência e no sudeste de Espanha suscitou o diálogo e a oração ao Senhor durante esses dias, numa sentida comunhão com as vítimas, seus familiares e as Igrejas locais para quem pedimos fortaleza e esperança.

 

Para ajudar na reflexão das duas Comissões, estiveram connosco Laura Daniele, responsável pela relação com a imprensa da Cáritas Espanhola, e Diogo Belford Henriques, consultor em comunicação institucional. O encontro contou ainda com a participação de jornalistas locais: Mayer Trujillo, diretor da Rádio Canárias; Fernando Canellada, subdiretor do jornal La Provincia; e Juan José Laforet, jornalista e cronista de Gran Canaria e de Las Palmas de Gran Canaria.

 

Em relação à comunicação institucional, destacaram:

 

– O desejo de uma comunicação positiva que evite comparações, assuma responsabilidades, faça pedidos sem impor e não julgue os outros;

 

– A certeza de que a comunicação autêntica implica verdade e reforça a necessidade de transparência na comunicação institucional para dar visibilidade ao que a Igreja é e faz;

 

– A identidade e a missão da Igreja serão mais relevantes através de histórias reais que as representem pessoas concretas;

 

– A relação entre a instituição e os meios de comunicação é fundamental e as ferramentas tecnológicas devem potenciar o encontro pessoal;

 

– A comunicação digital permite à Igreja estar próxima de novos públicos, pelo que é decisivo valorizar as redes sociais e atender às suas potencialidades.

 

Com base nessas ideias fundamentais, os membros das Comissões de Comunicação Social, em diálogo com os conferencistas, destacamos três áreas em que as instituições eclesiais podem dar passos num futuro próximo.

 

Em primeiro lugar, acreditamos que a proximidade com os jornalistas é uma área decisiva: é preciso promover o encontro e dar a melhor informação de que dispomos, servindo assim a instituição, os meios de comunicação e a sociedade. Não deve ser esquecida também a dimensão pastoral de quem trabalha na Comunicação Institucional da Igreja, capaz de atender às dificuldades que os jornalistas enfrentam na realização do seu trabalho.

 

Em segundo lugar, é decisivo manter uma atenção particular ao continente digital, como lugar de comunicação institucional. Estar presente nesse contexto permite partilhar a nossa identidade com todas as pessoas.

 

Conscientes de que são os jovens que estão mais presentes no mundo digital, é prioritária a sua participação na comunicação eclesial, enquanto possibilidade efetiva de sua realização pessoal e profissional.

 

Ao terminar este encontro, queremos agradecer o acolhimento e o trabalho desenvolvido por todas as pessoas que, na Diocese das Canárias, tornaram possíveis a realização deste encontro.

 

Las Palmas, 06 de novembro de 2024

 

 

Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais de Espanha: D. José Manuel Lorca (Presidente), bispo de Cartagena; D. Salvador Giménez, bispo de Lleida; D. Cristóbal Déniz, bispo auxiliar das Canárias; Pe. José Gabriel Vera (secretário). 

 

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais de Portugal: D. Nuno Brás (Presidente), bispo do Funchal; D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, emérito; D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga; D. Joaquim Dionísio, bispo Auxiliar do Porto; Paulo Rocha (secretário da Comissão Episcopal); Isabel Figueiredo (diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais).