POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Crianças da Diocese do Porto levam esperança além-fronteiras


A celebração da Epifania de 2025 foi marcada pela entrega dos Mealheiros Missionários pelas crianças dos grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e pelos meninos de toda a catequese da Diocese do Porto.

 

A esta iniciativa juntou-se também o Sr. D. Manuel Linda, que, num vídeo divulgado no início do Advento, apelou “a todos os meninos e meninas para colaborarem com uma Avé Maria diária e com a partilha económica, ajudando outras crianças da América”. O Sr. Bispo incentivou ainda as crianças a darem testemunho missionário, promovendo o conhecimento de Jesus entre colegas de escola e outros ambientes.

 

O Secretariado Diocesano das Missões do Porto, responsável pela promoção desta iniciativa, congratula-se e agradece a todos os que participaram e apoiaram este projeto: vigararias, párocos, institutos religiosos, catequistas, famílias e muitos outros. Um agradecimento especial é dirigido às crianças e adolescentes que aderiram à proposta – que o Senhor as abençoe e continue a derramar o Seu Amor sobre os seus corações.

 

No balanço feito, as informações recolhidas permitem afirmar que esta campanha alcançou resultados muito positivos, com uma ampla e significativa adesão das comunidades.

 

Celina Machado, da Paróquia de Pinheiro da Bemposta, destacou: “A Festa da Infância Missionária é o dia das Estrelas Missionárias, um grupo IAM que existe desde Dezembro de 2008 e que se dedica a rezar pelas crianças, a conhecer melhor Jesus e a promover gestos de solidariedade para angariar donativos, para apoiar projetos em prol de crianças necessitadas, para que tenham uma vida mais digna. Na Eucaristia da Epifania – algumas Comunidades fizeram noutros momentos, com toda a Catequese –  as crianças ofereceram os Mealheiros Missionários que tinham construído e onde depositaram a sua contribuição para ajudar as crianças do continente americano”.

 

Sandra Terra, da Paróquia de Folgosa da Maia, partilhou: “O grupo Arco-Íris celebrou o Dia da IAM a 4 de janeiro, na Eucaristia. Assim como os Reis Magos trouxeram presentes valiosos ao Salvador, também um catequista de cada ano da catequese apresentou, com generosidade, os donativos angariados pelo seu grupo para o Mealheiro Missionário. Foi um momento belíssimo, com a participação de todos os grupos da catequese. Espalhámos as cores da união, do amor e da solidariedade com as nossas ofertas”.

 

De acordo com as indicações das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), os donativos recolhidos nos Mealheiros Missionários entregues no Dia da Epifania devem ser transferidos para a conta da IAM no Banco INVEST – NIB: 0014 0000 0519 1247 101 46. A OMP solicita ainda: “Por favor, enviem-nos um e-mail com o valor transferido para que possamos emitir um diploma de agradecimento às crianças. Obrigado!”