POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Crisma em S. Pedro da Sobreira com D. Vitorino Soares


No passado dia 27 de outubro, a Igreja de S. Pedro da Sobreira acolheu a celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma). A celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Sr. D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, que crismou noventa e seis jovens das Paróquias de Beire, Bitarães, Castelões de Cepeda, Gondalães, Louredo, Mouriz, Parada de Todeia, Recarei, Sobreira e Urrô.

 

Para estes jovens crismados, esta foi uma tarde de grande emoção por completarem o seu percurso de Iniciação Cristã e por receberem um novo impulso para uma vida de fé adulta e comprometida na missão da Igreja. D. Vitorino Soares enalteceu a coragem destes crismados, pois “a partir de agora estão capazes, fortes e resistentes para poderem assumir toda a dimensão e responsabilidade de cristãos”.

 

Na sua homilia, o Sr. Bispo mostrou que “todos somos convidados a aprender a ser discípulos como Bartimeu foi discípulo”, a partir de três atitudes: Escutar, Suplicar e Resistir. Escutar não passa apenas pela audição, mas “pelo esforço de nos encontrarmos com Jesus”. Suplicar é uma característica de alguém que reconhece a sua fragilidade e a sua pequenez, de modo a “reconhecermos que do outro lado está Jesus, que é capaz de se colocar na nossa vida, e, colocando-se neste lugar, vence tudo aquilo que em nós é mau.” Por fim, D. Vitorino alertou ainda para a necessidade de “resistirmos diante dos obstáculos que impedem o nosso encontro pessoal com Jesus, pois resistindo, Bartimeu saltou para Jesus”.

 

No final, uma crismada, simbolicamente escolhida por ter sido a primeira pessoa a ser batizada naquela igreja, deu o seu testemunho, afirmando que “o crisma representa um compromisso de viver a fé de maneira mais ativa e consciente, assumindo a responsabilidade da vida espiritual”.

 

Nas palavras que no final da celebração dirigiu aos presentes, o Sr. Pe. Pedro Sérgio Silva, Pároco das Paróquias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira e Vigário da Vigararia de Paredes, afirmou que este era “um momento de gratidão” e que a presença do Sr. Bispo “era uma alegria imensa para estas comunidades, por poderem ter entre elas o Sr. D. Vitorino Soares, outrora Vigário desta Vigaria, mas também sinal e presença de um Deus Pai que vem ao encontro dos seus filhos”.

 

O ambiente de festa e solenidade que se viveu na Igreja de S. Pedro da Sobreira foi um sinal de esperança para todas as comunidades e para estes jovens crismados, que são agora desafiados a viverem a alegria de uma comunidade que quer fazer um caminho novo, na certeza de que Deus caminha com ela. Que Deus ajude estes jovens, para que nunca lhes falte audácia e coragem, para serem cristãos alegres e comprometidos com a missão.