D. António Taipa: “Fiz caminho convosco Igreja do Porto”

“Fiz caminho em Igreja, em espírito de missão e serviço”, disse o bispo auxiliar emérito do Porto na celebração dos seus 25 anos de ordenação episcopal. Deu graças a Deus por todo o seu percurso de vida, com especial referência aos tempos de reitor do Seminário Maior do Porto e de formador de várias gerações de sacerdotes.

A Catedral do Porto encheu-se para a Eucaristia no Jubileu Episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto, na quinta-feira, 20 de junho. Presentes muitos irmãos no episcopado, vindo de várias partes do país, com especial destaque para as presenças de D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal e dos cardeais António Marto e Américo Aguiar.

Presentes também o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito e o Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, de onde é natural D. António Taipa.

Na sua homilia, D. António Taipa sublinhou que “é Jesus que nos procura”. “Somos testemunhas de Jesus de Nazaré, da sua Palavra e do Seu agir”, assinalou.

“Fiz caminho convosco Igreja do Porto”, afirmou. “Fiz caminho em Igreja, em espírito de missão e serviço”, disse o bispo auxiliar emérito do Porto na celebração dos seus 25 anos de ordenação episcopal. Deu graças a Deus por todo o seu percurso de vida, com especial referência aos tempos de reitor do Seminário Maior do Porto e de formador e professor de várias gerações de sacerdotes.

“Com a minhas limitações e pecados”, apontou D. António Taipa “procurei viver a minha filiação a Maria na sua frase ‘fazei aquilo que o meu Filho vos disser’”, concluiu D. António Taipa.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, no final da Eucaristia, ofereceu um anel episcopal a D. António Taipa, frisando que essa oferta recorda todo o seu serviço à diocese do Porto. Assinalou que foi de D. António Taipa que recebeu os destinos da diocese, na sua qualidade de Administrador Diocesano. “O senhor ama a Diocese com um amor total e a Diocese tem por si a mais elevada estima”, disse D. Manuel Linda.

O bispo do Porto lembrou o sentido de humor e a afetividade natural do jubilado D. António Taipa, em particular, no seu trabalho como formador no Seminário. “E todos sentíamos um Superior-pai, um formador que fazia caminho com o formando, um coração quente que não deixava arrefecer o nosso”, declarou D. Manuel Linda.

D. António Maria Bessa Taipa nasceu em Freamunde a 11 de novembro de 1942. Foi ordenado presbítero a 15 de agosto de 1966. Em 1967 segue para Roma para estudar Teologia Dogmática e Sagrada Escritura. Regressa a Portugal para ser professor e formador de sacerdotes. Foi reitor do Seminário Maior do Porto entre 1979 e 1999. Nesse mesmo ano foi nomeado bispo auxiliar do Porto pelo Papa João Paulo II tendo sido ordenado a 18 de abril. Após o falecimento de D. António Francisco dos Santos, em 2017, D. António Taipa foi Administrador Diocesano até à entrada de D. Manuel Linda como bispo do Porto em 2018.