Mais de meia centena de atividades estão previstas na cidade para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH), que se comemora, oficialmente, no dia 28 de março. Visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, oficinas diversas, fazem parte das múltiplas iniciativas que vão decorrer em diferentes zonas do centro histórico, de 28 a 30 de março. Partilhamos as atividades propostas pela Diocese do Porto para a iniciativa.
29 de Março de 2025
Visita Guiada da Igreja de Santa Clara, passando pelo Paço do Bispo, à Igreja de S. Lourenço e Museu de Arte Sacra e Arqueologia
Horários: 09h00 às 12h00 / 14h00 às 16h30
N.º de participantes: 15 por visita
Local: Início na Igreja de Santa Clara – Largo Primeiro de Dezembro
A visita tem início na Igreja de Santa Clara, permitindo compreender a história do convento, o desenvolvimento artístico e arquitetónico da igreja e as vivências das Clarissas neste espaço. Será também possível visitar o claustro do convento, hoje, sob a alçada do Comando da PSP do Porto, a quem agradecemos a autorização da visita. Seguindo depois para o primeiro verdadeiro palácio do Porto, aí se destaca a monumental escadaria neoclássica e a baixela em prata desenhada por Rafael Bordalo Pinheiro, um legado dos 3.ºs Viscondes de S. João da Pesqueira. A visita prossegue às coleções de arqueologia, arte sacra e arte contemporânea do Seminário Maior, terminando na Igreja de S. Lourenço (dos Grilos), com acesso ao coro-alto e às torres. Poderá concluir aqui a visita da manhã assistindo a um magnífico concerto de órgão ibérico, com início às 12h00. De tarde, terá a oportunidade de fechar a atividade com a atuação da Charanga a Cavalo da GNR, no Terreiro da Sé, pelas 16h30.
As visitas, em português, são gratuitas e carecem de inscrição prévia através do e-mail visitaspacoepiscopal@diocese-porto.pt até ao dia 12 de março, indicando o horário pretendido. As inscrições serão consideradas por ordem até ao limite de participantes.
29 de março de 2025
Concerto de Órgão Ibérico
Horário: 12h00 às 12h45
N.º de participantes: Entrada livre até à lotação do espaço.
Local: Igreja de S. Lourenço (dos Grilos) – Largo do Colégio
Concerto pelas mãos de Vasco Soeiro, sacerdote, nascido no Porto em 1976. Frequentou e concluiu o Curso Diocesano de Música Litúrgica do Porto, o III Curso Nacional de Música Litúrgica e realizou os seus estudos superiores de órgão de tubos na Universidade de Aveiro (mestre em ensino e em performance), tendo participado noutras formações e em inúmeras Master Class em Portugal e no estrangeiro. Foi organista na Igreja da Lapa e tomou parte no Coro da Sé Catedral, como cantor. De 2017 a 2023 foi professor de órgão e maestro do Coro do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, tendo igualmente lecionado a disciplina de órgão na Academia de Paços de Brandão e na Escola de Música de Perosinho. Atualmente é o reitor do Santuário Diocesano da Imaculada Conceição do Monte da Virgem e Adjunto do Ecónomo Diocesano do Porto.