POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Encontro do Clero de Paços de Ferreira, Santo Tirso e Trofa-Vila do Conde, com D. Joaquim Dionísio


Com ambiente de fraternidade e comunhão, reuniu-se o clero das Vigararias de Paços de Ferreira, Santo Tirso e Trofa-Vila do Conde, na passada sexta-feira, 15 de novembro, na paróquia de Santiago de Bougado. Este encontro contou com a presença do Sr. Dom Joaquim Dionísio, Bispo Auxiliar do Porto, que acompanha as referidas Vigararias.

 

Reunidos à volta da mesa, viveram-se momentos de oração e ação, partilha e receção, escuta e diálogo. Unido entre si pela ordenação, o clero procurou iniciar uma mais efetiva fraternidade, na expectativa de aplicar no concreto aquilo que a Exortação Apostólica Pós-Sinodal – Pastores dabo vobis – afirma quando refere que: «cada sacerdote está unido aos outros membros do presbitério por particulares vínculos de caridade apostólica e de fraternidade». Assim, os encontros sacerdotais são necessários para um crescimento real na comunhão e para uma mais concreta tomada de consciência na adequada resolução das mais variadas situações, concretizando-se uma ajuda recíproca entre o clero.

 

Ao terminar o encontro o Sr. Dom Joaquim deixou umas palavras de apreço pela junção e iniciativa, lançando alguns desafios. Desde logo a que todos os presentes lessem o Documento Final do Sínodo, para que se envolvam e se deixem envolver, ajudando assim a que o Sínodo não se trate apenas de um evento, mas sim de um processo efetivo. Desafiou ainda à leitura da Bula de Proclamação do Jubileu de 2025.

 

As três Vigararias consideraram importante e frutuoso a realização deste encontro e resolveram marcar o segundo para 7 de fevereiro de 2025, que começará com um momento de oração pelas 11:30h, seguido de almoço. Como peregrinos na esperança procuram caminhar em conjunto com Cristo.