Lobão, Sandim e Vila Maior acolheram Visita Pastoral

Bispo auxiliar D. Roberto Mariz esteve nas paróquias de 29 de setembro a 6 de outubro

De 29 de setembro a 6 de outubro de 2024, as paróquias de Lobão (S. Tiago), Sandim (Stª Maria) e Vila Maior (S. Mamede) tiveram o prazer de partilhar e de escutar, de sentir e de aprofundar o sentido da fé com o Sr. D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto.

A visita pastoral teve início no Jardim das Oliveiras, em Vila Maior, com a especial participação da Banda Musical de São Tiago de Lobão, que recebeu D. Roberto Mariz. Com a celebração da Eucaristia, associamo-nos a ele neste início de visita. Após a celebração eucarística, houve um lanche convívio com toda a comunidade das três paróquias. No dia seguinte, o Sr. D. Roberto celebrou a eucaristia na capela de Gestosa, em Sandim, e mais tarde reuniu-se com os crismandos, preparando o sacramento da Confirmação.

De 1 a 3 de outubro, o bispo auxiliar do Porto, juntamente com o Pe. Alexandre, dedicou um dia a cada uma das paróquias. No dia 1, em Lobão, D. Roberto Mariz visitou o centro social de S. Tiago de Lobão e, pela celebração da Eucaristia, tomou parte naquela porção do povo de Deus; às 17h, recebido na sede da junta de freguesia de Lobão, conheceu e compreendeu o dinamismo e o tecido local. Às 19h, iniciou-se a eucaristia na igreja paroquial de Lobão, com uma romagem ao cemitério, que não pôde ocorrer devido às condições meteorológicas. No final da eucaristia, todos se dirigiram ao centro das coletividades, onde compartilharam o jantar com a comunidade. Após o jantar, D. Roberto Mariz iniciou a assembleia pastoral, permitindo que cada grupo se apresentasse e falasse sobre as suas facilidades e dificuldades ao longo do tempo.

No dia 2, dedicado à paróquia de Sandim, o Sr. D. Roberto visitou o centro social (ANSE), celebrou a Eucaristia na igreja paroquial, prosseguiu-se o jantar-convívio e, a encerrar o dia, o encontro com os paroquianos.

No dia 3, dedicado a Vila Maior, Sua Excelência começou a visita às 17h à junta de freguesia de Vila Maior, seguindo o protocolo eucarístico-celebrativo e convivial dos dias anteriores.

Na sexta-feira, dia 4 de outubro, o Sr. Bispo celebrou a eucaristia na capela da Senhora da Livração, em Lobão e às 21h, decorreu o Sacramento da Reconciliação para o crisma.

No dia 5 de outubro na capela do Mosteiro, em Sandim, teve início a catequese interparoquial. Infelizmente, por causa do mau tempo, não se pode realizar o lanche-convívio e os jogos preparados para aquela tarde. No dia 6, último dia da visita pastoral, celebrou-se o Sacramento da Confirmação, sendo ele presidido pelo Sr. D. Roberto, seguindo-se o almoço-convívio para finalizar a manhã.

A visita do Bispo D. Roberto Mariz às paróquias de Lobão, Sandim e Vila Maior foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços comunitários, proporcionar momentos de reflexão e celebração, e envolver a juventude na vida da Igreja, culminando em eventos significativos como, de entre vários, o da celebração do Sacramento da Confirmação.