A Paróquia de Melres recebeu D. Manuel Linda e D. Joaquim Dionísio em Visita Pastoral às comunidades paroquiais e instituições da freguesia, entre os dias 26 de novembro e 1 de dezembro.
A Visita Pastoral foi encerrada pelo bispo do Porto D. Manuel Linda, no domingo, 1 de dezembro, que presidiu à Missa na Igreja Paroquial, numa celebração com a administração do sacramento do crisma, desafiando os crismandos a “caminhar na vida com companhia”. “Quando se é jovem, imaginámos que sabemos tudo, podemos tudo, não precisamos de conselhos nem de qualquer companhia. Quando assim pensámos, enganámo-nos! Há tantos momentos na vida em que nós não vemos nada à nossa volta… É aí que precisamos de uma companhia”, disse o bispo do Porto, desafiando os pais e padrinhos a caminhar com cada crismando.
Após a celebração da Missa, D. Manuel Linda benzeu duas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Melres para combate a incêndios, valorizando o trabalho de voluntariado que é desenvolvido pela corporação. O bispo do Porto disse na ocasião que “o melhor das comunidades é o voluntariado”, numa celebração que contou com a presença de representantes das várias associações e organizações sociais da freguesia.
D. Manuel Linda recordou que “Melres já foi abadia” e constatou que “a fé está implantada há muitos anos” na paróquia, tem raízes e precisa de ser constantemente renovada. O bispo do Porto desafiou a uma renovação “que passa também por congregar os jovens”.
A presença episcopal à Paróquia de Melres iniciou com a presença do bispo auxiliar do Porto D. Joaquim Dionísio, entre os dias 26 e 29 de novembro, junto dos vários lugares da paróquia, nas organizações da sociedade civil, instituições sociais, associações recreativas.
Estas visitas a Melres (entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro), Covelo e Medas (que decorreu entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro) inserem-se nas da Vigararia de Gondomar, que começou no início de outubro e vai encerrar no dia 19 de janeiro de 2025, 15h30m, na Igreja dos Capuchinhos, em Gondomar.