No passado Domingo, dia 8 de setembro, a Misericórdia da Trofa celebrou o vigésimo quinto aniversário da sua fundação.
Foi em oito de Setembro de 1999 que, por despacho de Dom Armindo Lopes Coelho, saudoso e muito estimado Bispo do Porto, a Misericórdia da Trofa viu aprovados os seus Estatutos e, em consequência, foi erigida canonicamente.
A cerimónia contou com duas centenas de convidados e do programa constou uma celebração eucarística presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Manuel Linda, Bispo do Porto. Seguiu-se a sessão solene durante a qual foram entronizados dez novos Irmãos, homenageados Irmãos que completaram 25 anos ao serviço dos diferentes órgãos sociais, concedidas condecorações honoríficas a colaboradores, individualidades e entidades que se destacaram por acções ou dádivas a favor da Misericórdia da Trofa e, por fim, ouviram-se as intervenções protocolares.
Durante a festa pode assistir-se à inauguração da exposição “Olhares sobre a Misericórdia” patente no espaço exterior aprazível, totalmente renovado para bem-estar das pessoas mais velhas que ali residem. Trata-se de um conjunto de 72 fotografias da autoria do fotógrafo Helder Couto.
Já ao inicio da tarde foi inaugurado o Memorial, da autoria de Avelino Leite, em Homenagem a todos aqueles que, ao longo dos vinte e cinco anos da Instituição, contribuíram e contribuem para a sua missão. Foi benzido e descerrado por Dom Manuel Linda acompanhado pelo autor e pelo digníssimo Provedor, Alfredo Gomes.