Missa Nova do Pe. David Azevedo em Valongo

No passado sábado, dia 20 de Julho pelas 17h, a Paróquia de São Mamede de Valongo acolheu festivamente a Missa Nova do Padre David Azevedo, recém-ordenado presbítero no dia 14 de Julho na Catedral do Porto.

O tema escolhido para o seu ministério sacerdotal foi retirado do Livro dos Salmos – “Guiai-me na Vossa verdade e Ensinai-me”. Participaram na celebração eucarística presbíteros e diáconos permanentes.

O Seminário tomou parte na celebração com a presença de vários seminaristas e um Antigo Reitor, relevantes no processo de formação deste novo sacerdote da Igreja do Porto. Os fiéis locais, da Paróquia de origem e de tantas outras proveniências constituíram uma assembleia de mais de 350 pessoas.

Na homilia da sua primeira Eucaristia, o Padre David realçou três aspectos do Evangelho de Jesus: o regresso sempre a Jesus; o facto de que os discípulos regressarem todos juntos e ao mesmo tempo; e a necessidade de descansar em Jesus do trabalho árduo.

“É Jesus quem envia (…) e depois do envio é a Jesus que se regressa”. Assim “toda a missão começa e acaba em Cristo. (…) Somos enviados por Jesus e ensinamos aquilo que d’Ele aprendemos, ensinamos o próprio Cristo. Depois de testemunharmos Cristo somos chamados (…) a regressar a Cristo para sermos confrontados por Ele, para nos deixarmos confrontar, pois só assim perceberemos se estamos no bom caminho ou se temos de melhorar algum aspecto, só em Cristo e com Cristo podemos conhecer e confrontar a nossa missão.”

“Jesus está sempre no início e no fim da missão assim como a comunidade, e é em comunidade que avaliamos o que fazemos ou não e o que devemos manter no nosso testemunho ou mudar. Uma avaliação comunitária de escuta que hoje muito procuramos pela Sinodalidade.”

“Mas a missão pode ser desgastante. (…) Jesus alerta-nos que é preciso descansar, repousar (…). Jesus como início e fim de toda a missão, chama-nos a descansar n’Ele que é o Verdadeiro Pastor, a repousar das consumições e acções do mundo, reservando tempo para estar com Jesus. (…) A descansarmos em comunidade, reunindo-nos à volta de Cristo Pastor, para em conjunto discernirmos o que o mestre nos pede, e o que devemos fazer. Este descanso e discernimento são fundamentais para continuarmos a ser sal e luz no mundo e não passarmos a ser sal que não salga ou luz que apenas brilha para nós.”

Depois da Eucaristia realizou-se um convívio em que participaram cerca de 200 pessoas, entre paroquianos de Valongo, de Moreira da Maia, sacerdotes, familiares e convidados das instituições civis e religiosas.

A Comunidade Paroquial de Valongo reza ao bom Deus para que o Senhor lhe conceda saúde, graça e sabedoria para realizar a sua missão que agora lhe é confiada.

Haverá Missa Nova na Paróquia do Divino Salvador de Moreira da Maia, paróquia de origem do Padre David Azevedo no próximo Domingo, dia 28 de Julho pelas 17h.