Na semana de 15 a 19 de julho, o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações (SDPV) organizou uma peregrinação vocacional para jovens, pelo Caminho Português de Santiago, entre Albergaria-a-Velha e a Sé do Porto.
O dia 15 foi passado no Seminário do Bom Pastor para receber indicações sobre a peregrinação, jogar futebol e dar uns mergulhos, ajudando assim a criar espírito de grupo.
No dia 16, tendo iniciado o caminho junto do albergue de Albergaria, caminhamos durante cerca de 13 km pelo Caminho de Santiago até à paróquia de Oliveira de Azeméis. Ficámos acolhidos nas instalações dos Bombeiros Voluntários, tendo a paróquia gentilmente preparado as refeições. Depois de algum descanso, celebrámos a Eucaristia com a comunidade paroquial, num belo momento de comunhão, tendo, a comunidade, ficado a conhecer, também, os alunos que frequentam o Seminário do Bom Pastor.
No dia 17, rumámos até São João da Madeira onde fomos acolhidos pela paróquia de São João da Madeira. Ficámos alojados no Centro de Educação Integral e integrámo-nos na semana de preparação/reflexão que a paróquia de São João da Madeira organizou a propósito da Missa Nova do Padre Adrián: celebrámos Eucaristia e, depois de jantar com o Pe Álvaro, as irmãs presentes nesta paróquia e o novo padre, entre outros, tivemos um belo momento de partilha vocacional e oração com a comunidade.
No dia 18, rumámos até Grijó, tendo ficado alojados no Albergue de Grijó, gerido pelo Cento Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó. Tendo sido a etapa mais longa, cerca de 20 km, foi com grande vontade que almoçámos no Centro Social, tendo depois ficado a conhecer estas instalações que servem os mais idosos. Durante a tarde, tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada ao belo Mosteiro de Grijó e até de espreitar a exposição «Peregrinos de Esperança» que estava a ser ultimada para preparar o Jubileu de 2025. Houve ainda tempo para celebrar a Eucaristia e, depois de jantar no Centro Social, um encontro com o grupo de jovens da paróquia de Grijó onde falámos sobre algumas questões vocacionais.
No dia 19, rumámos até á Sé do Porto, tendo sentido a alegria de quem chega à meta, sabendo, no entanto, que para o peregrino o que conta é aquilo que foi acontecendo pelo caminho. Foi uma bela experiência de peregrinação, contacto com as comunidades paroquiais e partilha vocacional.
O SDPV agradece a todas as pessoas que colaboraram nesta peregrinação, nomeadamente, aos párocos, que generosamente nos acolheram, Pe. José Manuel (OAZ), Pe. Álvaro Rocha (SJM), Cón. António Coelho (Grijó), bem como todas as instituições e pessoas que nos ajudaram de várias formas. A todos, o SDPV e os peregrinos agradecem!