POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Porto assinalou o 150.º aniversário da ordenação sacerdotal de D. Sebastião Leite de Vasconcellos


Conforme previsto, recordou-se, a 15 de Novembro, o 150.º aniversário da ordenação sacerdotal de D. Sebastião Leite de Vasconcellos, sacerdote originário da Diocese do Porto, fundador da Real Oficina de S. José, mais tarde Bispo de Beja e Arcebispo titular de Damieta.

 

O dia começou com uma singela romagem ao jazigo onde estão depositados os restos mortais do benemérito portuense, localizado no cemitério privativo da Santa Casa da Misericórdia do Porto, ao Prado do Repouso. Logo após um breve momento de oração, foi colocado um arranjo floral na entrada do mausoléu.

 

Já pelas 11h00, D. Manuel Linda, Bispo do Porto, celebrou, na Catedral Portucalense, acompanhado por outros sacerdotes, uma Missa de acção de graças, tendo apresentado, na homilia, algumas notas biográficas de D. Sebastião, destacando o seu carisma de entrega generosa e total aos demais, especialmente aos mais frágeis da sociedade, e apelando a que, também nos nossos dias, surjam almas dedicadas à diakonía a que todos os cristãos são chamados. Destaque para a acção levada a cabo pela Associação do Monte Pedral, da qual o Arcebispo de Damieta foi co-fundador.

 

O Santo Padre, por meio do Substituto da Secretaria de Estado, associou-se à efeméride, alegrando-se «com todos aqueles que contribuem para manter viva a memória de quem, no meio de tantas alegrias e dores, viveu a sua consagração sacerdotal a Cristo, identificando-O e servindo-O nos mais pobres e pequeninos.» O Papa Francisco incentivou «a um conhecimento aprofundado da figura de D. Sebastião», animando os presbíteros a «renovar inteiramente as promessas da própria Ordenação, a unirem-se cada vez mais a Cristo e a consagrarem-se a Deus para a salvação dos homens.» Finalmente, o Papa concedeu a Bênção Apostólica a quantos tomaram parte nas celebrações.

 

A iniciativa foi promovida pela Rede de Oração de D. Sebastião Leite de Vasconcellos, uma iniciativa informal de leigos que pretende instar à oração pela abertura da causa de beatificação e de canonização de D. Sebastião de Vasconcellos, procedimento que compete à respectiva Autoridade Eclesiástica. A Rede de Oração é também responsável por manter a página www.domsebastiao.info