Porto, que procuras?: As respostas que chegam a este Porto que se propôs ir à procura

São já muitas as respostas ao formulário lançado no dia 13 de abril, mas muitas mais são esperadas.

O formulário proposto, pela equipa Porto, que procuras?, é a primeira fase do processo de escuta aos jovens da Diocese do Porto.

Em fevereiro passado o Bispo do Porto, Sr. D. Manuel, desafiou a fazer-se uma escuta aos jovens do Porto: o que pensam? Qual o pensamento sobre a pastoral e forma organizacional da diocese? Que propostas têm?

Pode ler-se na carta dirigida aos jovens, de 14 de fevereiro: “… tomarás consciência de que serás escutado por quem te fez a pergunta e descobrirás as razões pelas quais, de facto, a resposta a essa questão poderá ser transformadora da tua existência, bem como da dos teus amigos e companheiros de caminhada. E até de muitas outras pessoas.”

Nesta primeira fase do processo procura-se perceber que temas os jovens do Porto gostavam ou pensam ser importantes debater, como referia o Sr. D. Manuel na carta: “Como ponto de partida, queremos perguntar-te o que gostarias de ver trabalhado neste processo. Que questões desperta este tema do “Porto, que procuras? Vinde e vede”? E quais as mais urgentes para reflexão? Olhando para a forma organizativa e pastoral da Diocese, olhando para os seus Secretariados, Departamentos, Vigararias, Paróquias, Associações de Leigos e outros, que questões e consequentes respostas para o «Agora de Deus» se poder realizar?”

Depois desta fase, selecionam-se algumas: cerca de dez de entre as mais referidas e oportunas. Mais tarde, num espaço de tempo que se julgue adequado, apresenta-se um desses temas para serem refletidos e aprofundados por todos os grupos. “Recolhem-se as respostas e, a equipa central, começa a elaborar as sínteses. Finalmente, quando todos os temas estiverem trabalhados, faz-se uma síntese global com textos orientadores que, depois de aprovados numa assembleia com representantes dos grupos acima referidos, serão entregues ao Bispo para que possa, a partir deles, dar seguimento às sugestões referidas.”, refere ainda carta.

A equipa "Porto, que procuras?", no passado dia 14 de abril, lançou ainda um concurso para composição de um hino que possa ser apresentado e usado durante este longo processo.

Podem encontrar mais informações no site https://portoqueprocuras.sdpjporto.pt/porto-que-procuras/ ou https://sdpjporto.pt/ ou nas redes sociais “Porto, que procuras? Vinde e vede” – Instagram e Facebook.