“Sois vós os novos Apóstolos”, disse Bispo do Porto a mais de mil casais

O Dia Diocesano da Família reuniu mais de mil casais que neste ano de 2024 completam 10, 25, 50 e 60 anos de casados. Uma Eucaristia que dinamizou a participação de mais de mil e quinhentos acompanhantes dos casais e tantos outros que nela participaram em diversos serviços, superando um número total de quatro mil pessoas vindas de toda a diocese do Porto para este grande encontro.

Mais uma grande manifestação de fé promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar do Porto, teve lugar no domingo 26 de maio. No Europarque, na cidade de Santa Maria da Feira, o Dia Diocesano da Família reuniu mais de mil casais que neste ano de 2024 completam 10, 25, 50 e 60 anos de casados. Uma Eucaristia que dinamizou a participação de mais de mil e quinhentos acompanhantes dos casais e tantos outros que nela participaram em diversos serviços, superando um número total de quatro mil pessoas vinda de toda a diocese do Porto para este grande encontro.

Na sua homilia, D. Manuel Linda disse aos casais que são eles os novos Apóstolos. “Sois vós os novos Apóstolos a quem o Senhor confiou o anúncio desta verdade. Sim, vós, melhor que eu, podeis anunciar que o amor vivido na unidade e na fidelidade, gera vida, satisfação, testemunho, plenitude. Por isso, também são para vós as últimas palavras de Jesus: ‘Ide e ensinai todas as nações […]. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos’”, disse D. Manuel Linda.

O bispo do Porto afirmou que tem muito a aprender com os casais e que até deveriam ser eles a fazer a homilia naquela ocasião. “E sois vós” disse D. Manuel Linda” que “evangelizais o mundo ao mostrar-lhe que é possível viver a condição cristã da família sendo cônjuges, sendo pais, sendo membros responsáveis da sociedade humana”.

Para D. Manuel Linda, o matrimónio “é o rosto visível e definitivo da própria liberdade de entrelaçar a existência com a liberdade e a vida da outra parte. Daqui surge um novo rosto, uma nova entidade que não refere tanto o nome dele e dela, mas do todo. Como diz a Escritura, “o homem deixará pai e mãe para se unir à sua mulher e os dois serão uma só carne”.

“Vós sois, também, rosto visível do Deus invisível, que é amor e liberdade”, acrescentou.

“Sois um dom precioso para a Igreja e para o mundo, simplesmente porque sois esposos e pais. Continuai a cultivar esta preciosidade da família, vivendo, assim, a dimensão profética ou evangelizadora do matrimónio cristão”, disse o bispo do Porto no final da sua homilia.