Vigararia do Porto Poente: Crisma na Catedral, em cerimónia presidida por D. Joaquim Dionísio

Foi na manhã de sábado, 29 de junho de 2024, que a Vigararia do Porto poente celebrou o sacramento do Crisma, tendo-se associado a paróquia de Carregosa (Oliveira de Azeméis). A celebração decorreu sob a presidência do Bispo Auxiliar, D. Joaquim Dionísio, com a colaboração do vigário Mário Henrique Melo. Com a presença dos párocos, foram crismados 194 jovens e adultos. Foi uma catedral repleta que acolheu o universo de crismandos, padrinhos e famílias, em ambiente de celebração da fé e convívio fraterno, com  a presença do canto litúrgico proposto pelo grupo da paróquia de Ramalde.

O Bispo, registando com agrado a presença em tão grande número dos cristãos na igreja mãe de diocese, apelou ao sentido sacramental desta celebração, acentuando o valor da presença, da formação, da decisão e do compromisso, apelando ao trabalho nas comunidades cristãs.

O sentido de alegria e festa que o acontecimento manifestou traduziu-se também na procura da memória fotográfica que todos buscaram.

Este sentido da celebração crismal, que no próximo domingo dia 9 de julho terá a participação das paróquias da vigararia do Porto nascente, estende-se também pela preparação em curso para a celebração, ao longo do próximo ano, das visitas pastorais às paróquias da cidade.