Vigararia Trofa-Vila do Conde: encerramento das Visitas Pastorais

Foi em clima de alegria e festa que decorreu no domingo, 6 de Outubro, na Igreja Nova de Retorta, a cerimónia de encerramento oficial das Visitas Pastorais às paróquias da Vigararia da Trofa-Vila do Conde. Apesar da chuva, uma grande multidão de fiéis deslocou-se a este templo para participar na celebração, acolhendo o Bispo Diocesano, D. Manuel Linda e o Bispo Auxiliar D. Joaquim Dionísio, que nos acompanharam mais de perto ao longo deste ano. Um coro vicarial de mais de uma centena de elementos, com a direção do P. Bruno Ferreira, animou a Eucaristia, em que tomaram parte também dezenas de acólitos, crismados, membros dos organismos paroquiais, muitos dos presidentes das Juntas de Freguesia, o presidente da Câmara de Vila do Conde e outros autarcas e membros da sociedade civil.

Na bela homilia que proferiu, D. Manuel Linda, comentando as leituras do dia, destacou o dom do matrimónio, a dignidade bíblica da mulher e o seu relevante papel na Igreja, onde todos têm lugar, caminhando juntos. Fazendo o balanço de todas as visitas pastorais, elogiou a participação laical, o zelo e boa relação do clero, a boa colaboração com as autarquias, associações e outras instâncias da sociedade civis, a implementação dos Conselhos Pastorais, a boa qualidade da preparação litúrgica e catequética e destacou também o trabalho que se faz no âmbito social.

Finalmente, lembrou a necessidade de formação contínua dos agentes pastorais e na pespectiva do Jubileu, terminou com uma palavra de esperança para todos, pedindo que se continue a rezar pelas vocações e pela paz no mundo

A concluir a celebração, o Padre Luciano Lagoa, Vigário da Vara, proferiu uma palavra de agradecimento aos senhores bispos e a todos os que colaboraram para o sucesso destas visitas pastorais.