Vigília Diocesana Missionária decorreu em Freamunde

“Ide e convidai todos para o banquete” (cf. Mt 22,9), tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2024, inspirou a celebração organizada pelo Secretariado Diocesano das Missões do Porto e pela Paróquia de Freamunde.

Na noite de 18 de outubro, pelas 21h30, a Igreja Nova de Freamunde acolheu a Vigília Diocesana Missionária. Este evento, reuniu diversos fiéis para rezar, refletir e escutar a importância da missão nos dias de hoje. À semelhança da Igreja de Antioquia, aqui voltaram os leigos voluntários e missionários, enviados pelo Sr. Bispo, na Festa Diocesana das Missões, nesta mesma igreja, no passado cinco de maio, para contar e testemunhar as suas experiências vividas neste verão.

Presidiu o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que na sua homilia, recordou a mensagem do Papa Francisco, a urgência da missão, como convite e contágio, destacando a necessidade de uma “missão com simpatia e alegria”. Reforçando o pedido do Papa: “ide e convidai, chamai a todos, nunca nos cansemos de convidar”. Esta mensagem de otimismo e acolhimento foi recebida com grande entusiasmo pelos presentes.

Participaram nesta celebração também vários sacerdotes, tais como o padre António Correia, de Seroa; o padre João Luís, missionário Claretiano; o padre Amaro Ferro e o padre Jerónimo Nunes, ambos missionários da Boa Nova; o padre Brito, pároco local; e o padre Alípio, diretor do Secretariado Diocesano das Missões. O profundo significado da presença do nosso Seminário Maior, com seus formadores, mereceu o destaque de D. Manuel Linda. Assim o Seminário retoma a participação nestes eventos diocesanos. Um belo testemunho.

Momento marcante foram os cinco testemunhos de quem aqui foi enviado e agora retorna a agradecer e contar como foi esta partilha de Igrejas Irmãs. A Irmã Tássia, missionária da Boa Nova e natural do Brasil, partilhou a sua experiência de oito anos de missão em Moçambique. Uma família dos leigos missionários Claretianos, encheu-nos de ardor e entusiasmo, ao narrar como foi o seu dar e receber, como família com algumas exigências, que o amor e união do casal tornou meio de crescimento, na sua recente missão em São Tomé e Príncipe.

Marta, uma jovem de Freamunde e Leiga missionária da Consolata, deu o seu testemunho sobre a sua missão na Guiné-Bissau, Bafatá-Empada, oferecendo à assembleia uma visão prática do trabalho missionário e quão necessário e preciso ele é. Margarida, membro do Secretariado, contagiou-nos com experiências missionárias, das três vezes que esteve na Guiné, com os missionários da Consolata, a última exatamente no Verão transato, manifestando a sua alegria e  felicidade de servir o próximo com dedicação e entrega em condições tão desafiantes.

Encerrou este momento tão animador o bispo do Porto, desafiado a partilhar o que foi a sua vivência na Peregrinação à Mamã Muxima, em Angola. Na continuação da Nota que publicou sobre esta assunto e das várias entrevistas que deu, regalou-nos com um testemunho cordial, simples, contagiante, apaixonado e fluente, marcado pela fé e resiliência dum povo bom e grato. Jovens e seminaristas e outros que também por lá passaram, ficaram com vontade de servir assim também.

Esta noite tão feliz, foi obra generosa – a quem o sr. Bispo agradeceu – dos participantes, dos acólitos da paróquia, do grupo coral, do grupo de jovens de Freamunde, com seus gestos simbólicos, alegria jovial e cânticos que nos elevaram em oração. Algumas missionárias consagradas também marcaram presença, reforçando o espírito de comunhão e partilha.

“Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos e, quantos encontrardes, chamai para as bodas” (Mt 22, 9).