No passado sábado, 22 de março, um grupo de 25 seminaristas, acompanhados pelo Bispo auxiliar do Porto e Reitor do Seminário Maior, D. Vitorino Soares, e pela equipa de formadores, visitaram o Estabelecimento Prisional do Porto – Custóias, no âmbito do seu percurso formativo e celebração do Jubileu dos Reclusos.
Os seminaristas, oriundos das Dioceses do Porto, Angra do Heroísmo, Coimbra, Vila Real e Malange, tiveram a oportunidade de ir à periferia que é a realidade prisional, tendo participado na Celebração, com passagem pela Porta Santa.
Na homilia, D. Vitorino Soares abordou o tema da Santidade como laboratório de Esperança! A Santidade de Deus Pai que nos faz filhos e herdeiros da nossa Vocação Universal à Santidade. É assim que, semanalmente, os visitadores da Unidade Pastoral Penitenciária animam os diversos projetos pastorais, promovendo uma cultura de paz e de liberdade.
No final da Celebração houve um pequeno lanche/convívio com os reclusos da ULD (Unidade Livre de Drogas) que partilharam a realidade do seu dia-a-dia, bem como as experiências de vida em meio prisional.
A Unidade Pastoral congratula-se com a iniciativa desta visita dos futuros Pastores das nossas Comunidades Eclesiais, fazendo votos de que promovam sempre uma cultura de inclusão, de perdão e de liberdade junto das Comunidades Prisionais da nossa Diocese do Porto.