Decorreu de 5 a 9 de março a Visita Pastoral de D. Roberto Mariz à paróquia de S. Martinho de Arada em Ovar.
O bispo auxiliar do Porto foi acolhido no dia 5 de março pelo pároco, padre Paulo Bladek, pelo Conselho Económico Paroquial e alguns representantes dos movimentos de Arada.
Neste primeiro dia, foram visitados 7 doentes. Estes ficaram extremamente felizes e emocionados com a visita de D. Roberto Mariz. Foi também realizada a visita à Escola Pré-Primária e EB1 da Murteira. Neste estabelecimento de ensino, foi recebido pela coordenadora do estabelecimento de ensino, professores, assistentes operacionais, crianças e pais. Pelas 18h30, celebrou a Eucaristia de Quarta feira de Cinzas na Igreja Matriz.
No dia 6 de março da Visita Pastoral o bispo D. Roberto visitou indústrias e destacamos a empresa Rocha e Filhos Lda, variado comércio e serviços locais. Com estas visitas foi possível estar mais próximo de vários paroquianos que não frequentam a igreja com regularidade e ter mais proximidade com todos.
Fez visita à Escola Pré-Primária e EB1 do Outeiral. Neste estabelecimento de ensino foi recebido pela coordenadora do estabelecimento de ensino, professores, assistentes operacionais, crianças e pais. A dinâmica da receção neste estabelecimento de ensino, permitiu a D. Roberto Mariz plantar uma oliveira com a comunidade escolar.
Teve também oportunidade de visitar as instalações do Centro de Convívio Sénior de Arada e lanchar com o grupo de idosos que o frequentam.
Visitou uma das zonas mais desorganizadas socialmente da nossa paróquia, o lugar de Alcapedrinha. Nesta zona, houve contacto com a população, tomando conhecimento nas condições em que habitam, das suas fragilidades e visitou doentes. Foi realizada Eucaristia na Capela de Nossa Senhora do Desterro. O dia terminou com o Encontro, seguido do Sacramento da Reconciliação com o grupo dos jovens a crismar.
No dia 7 de março de tarde teve lugar uma visita à Escola EB 2,3 de Maceda, à turma do terceiro ciclo na disciplina de EMRC. Foi um encontro no qual os jovens, expressaram que Igreja “querem”. D. Roberto aproveitou para lhes dizer que se eles não trabalharem nada irá mudar.
Dando continuação às visitas realizadas às indústrias locais, neste terceiro dia, visitamos a Toyota e Ciclo Valdemiro Lda., entre outras. Nestas visitas, houve a oportunidade para os proprietários dialogarem com o bispo auxiliar do Porto sobre as suas dificuldade e formas de superação para atingirem os objetivos a que se propuseram ao longo do tempo. Houve reunião com o Conselho Económico e Corpos Socais da Fábrica da Igreja.
Ao final da tarde, visitou o parque desportivo de Arada onde estavam cerca de 30 atletas (camadas da formação), treinador e pais. Foi recebido de forma muito calorosa. D. Roberto Mariz aproveitou para deixar uma mensagem de como a prática desportiva traz benefícios a nível físico e emocional.
Depois do jantar, tivemos o Encontro com toda a catequese. D. Roberto Mariz lembrou o itinerário catequético a sua importância na formação moral e social de todos, assim como a necessidade do empenho e da responsabilidade dos educadores.
Na tarde de sábado 8 de março houve uma Assembleia Paroquial, onde estiveram presentes, acólitos, leitores, MEC, movimentos de oração, zeladoras, sacristães, confrarias, irmandades e grupo coral. Neste encontro foram apresentados alguns desafios que a Paróquia enfrenta. Foi discutido a importância do Projeto Sinodal e apresentado formas de o colocar em prática.
Pelas 16h30 foi celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz de Arada com a presença de todas as irmandades, confrarias da Paróquia, assim como associações/coletividades e movimentos e entidades civis.
Sábado terminou, com um encontro com todas as associações, coletividades e movimentos da freguesia, assim como com o Executivo da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada, São Vicente Pereira. Este encontro, iniciou com o canto do Hino de Arada, seguindo-se com uma mesa redonda. Houve diálogo sobre como poderemos melhorar a nossa Igreja/Sociedade e sugestões de como podemos realizar este trabalho de uma forma mais unida e empenhada para a freguesia.
No dia 9 de março foi realizada a Eucaristia com a celebração do Sacramento da Confirmação ou Crisma na Igreja Matriz. Foram crismados 13 jovens. Na sua homilia vincou a importância do valor da partilha na comunidade. Pediu comunhão, participação e missão, assinalou a necessidade de ouvir as pessoas, sempre procurando o fortalecimento da fé e do compromisso.
Assinalamos aqui a total disponibilidade de D. Roberto Mariz para partilhar ideias e conversar com todos.