Com o Bispo entre nós, peregrinos de Esperança
A Paróquia Senhora da Conceição, na cidade do Porto, recebeu a Visita Pastoral do Sr. D. Joaquim Dionísio, Bispo auxiliar do Porto, de 4 a 9 de fevereiro, em dias vividos em grande espírito de comunhão eclesial e que envolveram em júbilo toda a comunidade.
Desde a última Visita Pastoral, ocorrida há já 22 anos, a cidade modificou-se e a Igreja anuncia a Boa Notícia perante novos desafios da sociedade e o mundo; a presença do Pastor, em proximidade com os cristãos que juntos vivem e celebram a fé, e também em diálogo com os que procuram o sentido da vida sem possuírem essa fé, foi, neste Ano Jubilar, uma imensa fonte de alegria e esperança.
A Visita Pastoral constituiu, desde a sua preparação, uma ocasião propícia para a Comunidade se conhecer melhor a si mesma, se questionar sobre o seu percurso e refletir sobre a sua missão, como parcela viva da nossa Igreja Portucalense. Este olhar sobre si mesma, sob o olhar paterno de Deus, volta-nos sempre mais para fora dos muros, escancara as portas já abertas, alarga o abraço com que a todos queremos acolher, em verdadeira fraternidade.
Percorrendo as ruas da nossa Paróquia, o senhor Bispo levou alento e de conforto aos doentes e idosos que residem nos Lares ou nas suas casas e também aos que frequentam o Centro de Dia, animando os seus cuidadores e familiares nesse essencial serviço à vida; quis conhecer os desafios atuais do ensino pré-escolar, básico, secundário e superior, tal como o vivem três Escolas de Ensino Superior e três Colégios, um dos quais também com Escola Profissional, respondendo a questões dos respetivos alunos; visitou um Hospital, duas Ordens profissionais da área da Saúde e o Centro de Sangue e Transplantação do Porto; foi acolhido por cinco Comunidades religiosas femininas, dedicadas ao ensino, à saúde e ao cuidado dos jovens; visitou uma Fundação, instituída pela Universidade do Porto, para a promoção científica, cultural, formativa e artística, e a um Clube com história e pergaminhos na área desportiva; foi recebido na Sede da Caritas Diocesana do Porto e reuniu com os presidentes das 3 Juntas de freguesia da área da paróquia, para dialogar sobre as problemáticas mais prementes da população, escutar as suas dificuldades e conhecer os projetos em favor das pessoas.
O Sr. D. Joaquim presidiu à Eucaristia na Capela de S. Crispim e S. Crispiniano, sede da mais antiga Irmandade ainda em funcionamento no país; esteve também presente num encontro com a Comunidade ortodoxa do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, que celebra a sua fé na Capela da Senhora da Conceição.
Na Igreja Paroquial, o Sr. Bispo teve ocasião de contemplar uma bela panorâmica do Porto e seus horizontes, no miradouro da torre que se situa à mais alta cota na cidade; conheceu a Sede dos Escuteiros, as valências do Centro Social e a Residência paroquial; esteve presente na Porta Solidária (onde diariamente são servidas uma média de 400 refeições a pessoas carenciadas e em situação de sem-abrigo) e na Sala de atendimento Social, reunindo-se depois, em agradável convívio, com todos os voluntários. Na 1ª quinta deste mês, dia habitual de Adoração Eucarística nesta paróquia, e dia de oração pelas Vocações, o Sr. D. Joaquim presidiu à Oração de Vésperas e à Bênção do Santíssimo.
A Visita Pastoral foi ocasião também para um Encontro de Leigos, com numerosa e ativa participação, que procurou ouvir a voz do Espírito, perspetivando novas formas de cada um e todos juntos, se tornarem cada vez mais “pedras vivas” da Igreja.
No sábado, dia 8, foi dia de Festa, com a Catequese paroquial, Escuteiros e Movimento Fé e Luz e também de Encontro com a Pastoral Juvenil, para ouvir os anseios dos Jovens e incentivá-los a assumir o seu dinamismo próprio na comunidade e na igreja, que tanto espera deles. Num tempo em que a paróquia acolhe cada vez mais irmãos na fé provenientes de variadas nações e línguas do mundo, a realização de um Encontro com os migrantes, ao final do dia, foi ocasião de a todos procurar conhecer melhor, de integrar e desafiar a uma participação mais ativa na vida paroquial, a partir da partilha de testemunhos e terminando com a degustação das especialidades gastronómicas dos respetivos países de origem.
O Domingo em que se concluiu esta Visita Pastoral, ficou marcado pela Eucaristia dominical, com a celebração da Confirmação conferida a 49 paroquianos que completaram a sua preparação para este Sacramento; estes cristãos foram chamados a assumir plenamente, sob o impulso do Espírito Santo, a sua missão na comunidade e no Povo de Deus, tornando-se fermento novo no meio do mundo. Antes do almoço paroquial que encheu a Cripta da Igreja à roda do Pastor, o Sr. D. Joaquim descerrou um memorial, na calçada do adro, que fica a perpetuar a grata memória destes dias, no Ano Jubilar de 2025.
Em união com o seu pároco, a Comunidade agradece a Deus pela graça desta Visita, pela afabilidade e proximidade do Sr. D. Joaquim que, atento a todos e buscando o bem de todos, de cada um se fez próximo, à maneira de Cristo. Ficámos mais ricos com o seu testemunho, mais unidos em fraternidade, mais animados para o serviço, mais alegres na Esperança e investidos na Missão! Bem haja, Senhor Bispo!