XXX.º Encontro de Padres e Teólogos naturais de Penafiel

Num clima de “proximidade” e “amizade”, deu-se, no dia 15 de Julho, o XXX.º Encontro de Padres e Teólogos de Penafiel. Este ano, na paróquia de S. Tiago de Fonte Arcada, o Padre Luís Filipe Ferreira foi o anfitrião.

Este encontro teve início com um breve acolhimento no átrio da Igreja, pelas 11h, donde se seguiu a Sagrada Eucaristia, com a Hora Intermédia, presidida por D. Vitorino Soares, Bispo auxiliar da Diocese do Porto e Reitor do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, também natural de Penafiel (Luzim).

É também de salientar a presença de um novo seminarista e aluno da Faculdade de Teologia, natural de Penafiel, que participou no encontro com os restantes Teólogos e Presbíteros.

Na celebração, D. Vitorino Soares, começou por recordar o início destes encontros de Penafidelenses, que surgiram com “simplicidade”, “proximidade” e “amizade” e assim se mantiveram deste 1994.

D. Vitorino destacou também o “movimento diário” entre a vocação e a missão sacerdotais, pedindo que não nos “desliguemos Daquele que nos chama”, nem “daqueles a quem somos enviados”. Depois de mencionar que esta missão é “estar com o Povo de Deus”, D. Vitorino estimulou-nos a alimentar e a viver a relação entre a vocação e a missão, porque “é deste desafio, que nós [Presbíteros] vivemos”, e sendo assim, voltam-se os focos, não sobre “nós [Presbíteros]”, mas sobre “Aquele que nos chama” e sobre “aqueles a quem nós [Presbíteros] nos dirigimos”. Deste modo, D. Vitorino reforçou o relevo e a importância da dimensão humana, naquilo que é o trabalho pastoral e o serviço dos Presbíteros, e sobretudo naquilo que é ser “ponte” entre Jesus e o Povo de Deus.

Por fim, foram recordados os Padres Penafidelenses já falecidos, em particular aqueles que participaram e impulsionaram estes encontros, como o Padre Rodolfo Ferreira, natural de Irivo, Penafiel.

Com o findar da celebração, seguiu-se, como habitual, o almoço e convívio, onde houve espaço para a partilha de alegrias e dificuldades vividas no ministério sacerdotal, assim como a proposta de possíveis soluções, que colocam em prática o amor e misericórdia de Deus.

No final deste encontro, decidiu-se o local e os anfitriões do 31º Encontro de Padres e Teólogos de Penafiel, será em Lagares, no dia 13 de Julho e terá como anfitriões os Padres Manuel Mendes, de Paço de Sousa, e Mário João, de Lagares, que no próximo ano celebram 25 anos de ordenação.