O Centro de Cultura Católica do Porto (CCC), a funcionar na Casa da Torre da Marca, vem dar a conhecer o programa de cursos e atividades formativas para o ano letivo de 2022/2023, na fidelidade à sua missão de ser na Igreja do Porto «um Centro de irradiação da cultura católica, principalmente para o laicado». Deixa-se inspirar pelo texto de Ef 4,13, no desejo de contribuir para que os fiéis portucalenses possam aprofundar e amadurecer a sua fé para chegarem ao conhecimento de Jesus Cristo na sua plenitude.
Mantendo as suas propostas formativas já habituais no âmbito teológico-pastoral e da formação para os vários ministérios, o CCC quer ser resposta para os leigos que procuram uma fé mais esclarecida e que as comunidades entendem mandar formar para o serviço eclesial, para as religiosas que desejam aprofundar os seus conhecimentos teológicos no âmbito da sua vida de consagração e para os candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação.
Como em anos anteriores, procurou-se acrescentar aos planos de estudos habituais alguma novidade, de modo que as pessoas que já concluíram os seus cursos possam encontrar no CCC resposta aos seus desejos de formação. O plano de estudos do Curso Básico de Teologia apresenta uma nova disciplina – Teologia da Vida e do Discernimento Espirituais – que, como todas as restantes, pode ser frequentada isoladamente. Mais novidades se podem esperar dos ciclos temáticos, a divulgar autonomamente, também em relação com o Plano diocesano de pastoral ainda não conhecido no momento desta programação.
Os cursos previstos
O CCC mantém em 2022/2023 os habituais Cursos no âmbito da teologia, da catequese e educação da fé, e da liturgia.
O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19 às 21 horas) e aos sábados de manhã (8.30 às 13 horas).
Em 2022/2023 vão ser lecionadas as seguintes disciplinas pelos professores indicados: Teologia Fundamental (José Pedro Angélico); Pastoral Familiar (Emanuel Brandão de Sousa); Teologia da Vocação (André Machado); Teologia da Vida e do Discernimento Espirituais (Alexandre Freire Duarte); Liturgia I: O dialogo de Deus com o seu Povo (João da Silva Peixoto); Introdução à Sagrada Escritura (Domingos Areais) ; História da Igreja I: Época Antiga e Medieval (Adélio Fernando Abreu); Sagrada Escritura II: O Evangelho e os Evangelhos: (Domingos Areais); Teologia Moral I: Moral Fundamental (Maria da Glória Magalhães);
De modo a ir ao encontro do interesse e da disponibilidade dos alunos, para além da inscrição para frequência integral do Curso, admite-se também a inscrição por disciplinas.
O Curso Complementar de Formação de Catequistas, organizado em colaboração com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã, vai ser lecionado habitualmente aos sábados de manhã, em regime rotativo, segundo um plano de estudos trienal, que integra no próximo ano as seguintes disciplinas do Curso Básico de Teologia Pastoral; Liturgia I; Introdução à Sagrada Escritura; História da Igreja I; Sagrada Escritura II; Teologia Moral I. Ao triénio curricular segue-se um ano de estágio sob orientação do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.
Os Cursos de Ministérios Litúrgicos, pensados e desenvolvidos em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornecem àqueles que os frequentam as competências necessárias para o exercício dos ministérios e serviços no âmbito da liturgia. No seguimento dos anos anteriores, estão previstos os seguintes cursos:
– O Curso de Acólitos, que forma para o serviço litúrgico do altar e do presidente na celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos e sacramentais e integra as seguintes disciplinas: Ano Litúrgico; Arte e Liturgia; Cerimonial; História da Salvação; Lecionário; Liturgia; Movimento e Expressão Corporal; Simbólica Litúrgica.
– O Curso de Leitores, que forma para o serviço litúrgico da Palavra e integra as seguintes disciplinas: Arte de Dizer; Coro de Leitores; História da Salvação; Lecionário; Liturgia; Sagrada Escritura; Proclamação Litúrgica.
– O Curso de Música Litúrgica, que forma para o serviço litúrgico de canto e música (organistas, diretores de coro e de assembleia, salmistas, cantores…) e se desdobra no Curso Preparatório, no Curso de Salmistas e no Curso Geral. O Curso Preparatório visa proporcionar aos candidatos as habilitações indispensáveis para poderem frequentar com aproveitamento o Curso Geral e integra as disciplinas de Canto, Coro, Formação Musical e Piano. O plano de estudos do Curso de Salmistas é constituído pelas disciplinas de Arte de Dizer, Canto, Coro, Formação Musical, História da Salvação, Instrumento de Tecla, Liturgia e Proclamação Litúrgica. No Curso Geral são lecionadas as disciplinas de Coro, Direção Coral, História da Música Sacra, História da Salvação, Harmonia, Liturgia e Órgão.
Estes cursos, de duração trienal, são lecionados aos sábados de manhã (leitores e acólitos) e também de tarde (música litúrgica).
Condições de inscrição e frequência
As inscrições nos cursos antes referidos fazem-se até 30 de julho e de 1 a 23 de setembro na secretaria do CCC (Casa da Torre da Marca – Rua D. Manuel II, 286 – 4050-344 PORTO – Tel. 226094639; 960004032 – ccc@diocese-porto.pt; ccc.diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Durante o mês de agosto a secretaria encontra-se encerrada. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica fazem o teste de admissão a 24 de setembro. As aulas começam a 1 de outubro.
Para se proceder à inscrição, é necessário satisfazer as seguintes condições consoante os cursos:
– Curso Básico de Teologia: 12º ano de escolaridade ou equivalente.
– Curso Complementar de Formação de Catequistas: Curso Geral de Catequistas; apresentação do pároco ou superior da comunidade.
– Cursos de Acólitos e Leitores: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade.
– Curso de Salmistas: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais.
– Curso Preparatório de Música: 9º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; idade máxima de 26 anos.
– Curso Geral de Música: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; aprovação em teste de admissão em Piano e Formação Musical, de acordo com o programa disponível no CCC; idade máxima de 30 anos.
Relativamente às condições de inscrição, os casos particulares são objeto de consideração em diálogo com os interessados. Os alunos ou as respetivas comunidades contribuem para a sustentação dos cursos mediante o pagamento faseado (três prestações) da taxa de inscrição e frequência.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria do CCC no horário indicado para as inscrições ou em ccc.diocese-porto.pt.
(inf: CCC)